sexta-feira, 25 de setembro de 2015

OS DOIS DARIOS QUE A BÍBLIA CITA .


Dario o medo / Dario o persa

31 E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.

Daniyél 6
1 E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino;
2 E sobre eles três presidentes, dos quais Daniyél era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.

“ Os medos e os persas”  . veja a palavra Medos vem na frete da Palavra Persas , isto pode ser um indicativo de que Os medos governavam os persas , ou governavam juntos em anexo.

( 8 Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
9 Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.
Dario o medo governa a Babilônia em quanto Ciro governava da Persia

Daniyél 10
1 No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniyél, cujo nome era Bel’tescha’ts’tsár; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão.

Fica claro que a biblia diz que Ciro era rei persa , possivelmente estava na Persia , enguanto seu parente Dario o medo estava em Babilonia

Damiel 5.30
Naquele mesma noite Belsazar(Nabonido) rei dos Babionios foi morto, foi morto e Dario, o medo, apoderou-se do trono, com a idade de 62 anos


Ezra 1 ( Esdras)
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do YE’CHUAיהרה , pela boca de Yirmeyáhu),
despertou o YE’CHUA יהרה o ruarh de Ciro,
rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por
todo o seu reino, como também por escrito,
dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O YE’CHUAיהרה ‘Elo(rr)hím(i) dos céus me
deu todos os reinos da terra, e me
encarregou de lhe edificar uma casa em
Yerushalaim, que está em Ye(rr)hudá.
3 Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu ‘Elo(rr)hím(i) com ele, e suba a Yerushalaim, que está em Ye(rr)hudá, e edifique a casa do YE’CHUA  יהרה
‘Elo(rr)hím(i) de Ysrael (ele é o
‘Elo(rr)hím(i)) que está em Yerushalaim.

 Zorababel o governador  e jussué  o sumo sacerdote voltam a Israel nesta primeira leva.

Ezra 2 ( Esdras)
1 Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro, dentre os exilados, que Nebukadh’nets’tsar, rei de Babilônia, tinha transportado a Babilônia, e tornaram a Yerushalaim e a Ye(rr)hudá, cada um para a sua cidade;
2 Os quais vieram com Zyruvavel, Yeshuá[*], Nehemiyah, Serayáhu, Reelaya, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Ysrael:
Obs:
Dario o medo é o rei que ver Daniel livre da boca dos leoes
Este Dario é simpatizante com o Deus de Israel e os judeus.
Este é o Dario que permite a Zorobabel e a Jussé a voltar a jerusalém para contruir o templo.
25 Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
26 Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante
‘Elo(rr)hím(i) de Daniyél; porque ele é o ‘Elo(rr)hím(i) vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
27 Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniyél do poder dos leões.
28 Este Daniyél, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.”
Daniel tem uma visão dos reinos Média e Persas , e dos Gregos. Obs; muitos estudiosos querem afirmar que Dario era persa e nunca foi medo, mas Daniel fala de reino dos Medos e persas .
Daniyél 8
20 Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia,
21 Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei;
 O anjo que trouxe a Daniel a visão que retratava os empenhos do "rei do norte" e do "rei do sul", revelou também que ele já havia anteriormente atuado como fortalecedor angélico e baluarte durante o primeiro ano de Dario, o medo. (Da 11:1, 6)
Obs; Provavelmente viveu após governar a Babilonia apena 2 anos pois tinha 62 anos de idade quando se apoderou do reino e morreu aos 64 anos. ( Paulo Soares)

Resumo do Dario o medo na história secular
Dario I, cognominado o Grande seu periodo.( Dario o medo )
Nascimento: 550 a.C.
Falecimento: outubro de 486 a.C., Irã
Sepultamento: Naqsh-i Rustam, Irã
Filhos: Xerxes I, Arsames, Aquemenes, Gobrias, Masistes, mais
Neto / Neta: Histaspes, Dario III, Artaxerxes I, Mardónio, Amitis, Artaynte, Nabûgu
Filiação: Histaspes, Rhodogune
Dario era amigo e parente de Cambises ll filho de Ciro o grande.
Cambises ll
Veja:  537 AC a 529 AC – início de governo e morte de Cambises
Cambises, filho de Ciro, não é mencionado na Bíblia. Seu reinado é ignorado, subentendendo-se que em seus oito anos de governo as obras de reconstrução do templo ficaram paralisadas.
“Dario, que no Egito fora íntimo de Cambises, tentou desfazer depois os mexericos sinistros das terras do Nilo. "A inverdade", asseverou, "espalhou-se por sobre todo o país, não só na Pérsia e na Média, mas em outras províncias." Isso é de fato, era prudente o ceticismo em relação ao escândalo que cercava as vidas privadas dos poderosos, não porque seu comportamento fosse exemplar — longe disso —, mas porque eles comandam os recursos necessários a manter seus escândalos em segredo.”

Morte de Dario o grande           
Seu corpo foi embalsamado e levado para Persépolis. Dias depois do funeral, Xerxes foi coroado rei da Pérsia. Tumba de Dario, o Grande em Naqsh-e Rustam, hoje no Irã. No mesmo monte foram enterrados outros governantes, o que inclui também o próprio
Assuero ( Artarxexes ll)
Dario foiu o sucessor do reino persa após a morte de Ciro e de  Cambises II (Kambujiya ou کمبوجیه em persa, ?-522 a.C.) que foi, rei da Pérsia entre 530 a.C. e 522 a.C., foi o segundo governante da dinastia dos Aquemênidas.
 Dario , rei da Pérsia desde meados de 521 a.C. a 486 a.C., e subiu ao trono com um golpe de estado que afastou o usurpador Smerdis.  ,Todavia, o historiador grego Heródoto explica que a ascensão de Dario ao trono se deu por meio de uma espécie de sortilégio entre os líderes do golpe: antes do amanhecer, cavalgariam, todos juntos, pela planície, em direção ao nascente, e se o cavalo de algum deles se empinasse e relinchasse no instante em que o sol despontasse no horizonte, isto seria um sinal divino indicando quem deveria ser o imperador. Empinou-se, e relinchou, para o sol nascente, o cavalo de Dario.Nos séculos VI e V a.C., os persas dominavam a Anatólia, a Síria, a Palestina, o Egito, a Armênia e a Mesopotâmia, além do próprio planalto do Irã. Dario I, senhor desse grande império, deu ênfase à defesa para consolidar suas fronteiras e para isso incrementou os efetivos de arqueiros. Criou também uma organização com divisões de dez mil homens, distribuídos em dez batalhões, cada um deles com dez companhias. Dividiu o Império Persa em províncias e nomeou administradores de sua confiança. No Império, as comunicações, o comércio e o deslocamento de tropas eram facilitados por grandes estradas.Com o exército assim organizado, lutou contra os citas, vasta nação nômade que se dispersava da foz do Danúbio e das regiões ao norte dos mares Negro e Cáspio até o planalto do Pamir; subjugou a Trácia e a Macedônia; e expandiu os limites do Império, em direção ao leste, até o rio Indo. Foi na época de Dario que o reinado Aquemênida alcançou seu apogeu, tanto em extensão territorial quanto em poder político.Dario e seu filho e sucessor, ArtaXerxes I, sofreram, contudo, sucessivas derrotas ao tentarem dominar a Grécia. Em 492 a.C. foi enviada uma expedição, comandada pelo general Mardónio, para controlar uma rebelião nas cidades gregas da costa da Ásia Menor e, em seguida, conquistar a Grécia, mas apesar das vitórias na Ásia, o exército persa seria derrotado em território europeu, nas batalhas de Maratona e Platéia. Dario foi sucedido por seu filho Xerxes (Khashayar) (485-465)



Depois de Dario o medo,conhecido na história como Dario o grande o anjo afirma a Daniel, que existiria ainda 3 reis e que o 4° seria o rei que incitaria os gregos. A uma terrrivel batalha a onde os persas, seria derrotados pelos Gregos.

Daniyél 11
1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, o medo, levantei-me para animá-lo e fortalecê-lo.
. “ 2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia.”
3 Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.
Resumo  O rei Dario das covas dos leões que começou a governar a Babilônia, provavelmente por estar de idade avançada, estava  enfermo e logo morreu aos 64 anos de idade  em seu segundo ano.

Ponto de vista segundo Pastor e Teologo Paulo soares
Fontes pesquisadas por Teólogo Paulo soares
Biblia pechita/ historia dos Hebreus,flávio Josefo/ seguindopassoshistoria.blogspot.com/2013/04/xerxes-o-rei-dos-reis.html/seguindopassoshistoria.blogspot.com/2013/04/xerxes-o-rei-dos-reis.html/ Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Blogspot,comrespostasbíblicas/ por Paulo soares
Todos os dados aqui poderem ser pesquisados livremente desde de que coloquem a origem
Blogspot.com/respostasbíblicas.por  Teólogo Paulo sores
Igreja  /ministério boas novas

 Dario ll o persa filho de xerxes  ( Assuero)
Daniyél 9
1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,
2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniyél, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o YE’CHUAיהרה ao
navy Yirmeyáhu, em que haviam de
cumprir-se as desolações de Yerushalaim,
era de setenta anos.
E neste período que Daniel intende que chegou o fim do cativeiro de uma vez por toda , e também nesta época que o povo vai conquistar a libertada para retornar a construção do templo e dos muros , a qual antes foi permitido Pelos reis Ciro da pérsia e Dario o medo
Este Dario é da linha dos medos e também é persa, porque é filho de Xerxes ou Assuero, e neto de Dario o medo.
Foi durante aquele ano que Daniel 'compreendeu' o limite de 70 anos da desolação de Judá, e recebeu a revelação a respeito das 70 semanas proféticas e da vinda do Messias. (Da 9:1, 2, 24-27)
Muitos historiadores querem afirmar que Daniel foi levado pra pérsia , no intuito de se desfazer da narrativa bíblica.
Mas veja o que a bíblia diz; Daniel 9.1” Dario filho de Xerxes da linhagem dos Medos, foi constituído governante do reino Babilônico. Veja que este Dario era governador da Babilônia e não rei do império.

Veja é neste período que o profeta Ageu encoraja o povo a retomada da construção de Jerusalém e  também o profeta Zacarias . No segundo ano do reinado de Dario o persa.

Hágai 1 ( Ageu)
1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do YE’CHUAיהרה , por intermédio do navy
Hágai, a Zyruvavel, filho de Sealtiel,
governador de Ye(rr)hudá, e a Yehoshua,
filho de Yehozadak, o Kohén Gadol,
dizendo:
2 Assim fala o YE’CHUAיהרה dos
Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio
ainda o tempo, o tempo em que a casa do
YE’CHUA יהרה deve ser edificada.
3 Veio, pois, a palavra do YE’CHUA , יהרה
por intermédio do navy Hágai, dizendo:
4 Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

12 Então Zyruvavel, filho de Sealtiel, e Yehoshua, filho de Yehozadak, Kohén Gadol, e todo o restante do povo obedeceram à voz do YE’CHUAיהרה
14 E o YE’CHUAיהרה suscitou o ruarh de
Zyruvavel, filho de Sealtiel, governador de
Ye(rr)hudá, e o ruarh de Yehoshua, filho de
Yozadaque, Kohén Gadol, e o ruarh de todo
o restante do povo, e eles vieram, e fizeram
a obra na casa do YE’CHUA יהרה dos
Exércitos, seu ‘Elo(rr)hím(i),

Hágai 2 ( ageu)
2 Fala agora a Zyruvavel, filho de Sealtiel, governador de Ye(rr)hudá, e a Yehoshua, filho de Yehozadak, Kohén Gadol, e ao restante do povo, dizendo:

15 Ao vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.
1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do HA’SHEM יהרה ao navy ( Zacarias)
Zekarraryáhu, filho de Berekarryáhu, filho
de Ido, dizendo:
2 O YE’CHUAיהרה se irou fortemente
contra vossos pais.
3 Portanto dize-lhes: Assim diz o YE’CHUAיהרה dos Exércitos: Tornai-vos
para mim, diz o YE’CHUA יהרה dos
Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o
YE’CHUA יהרה dos Exércitos.

Ponto de vista segundo Pastor e Teologo Paulo soares
Fontes pesquisadas por Teólogo Paulo soares
Biblia pechita/ historia dos Hebreus,flávio Josefo/ seguindopassoshistoria.blogspot.com/2013/04/xerxes-o-rei-dos-reis.html/seguindopassoshistoria.blogspot.com/2013/04/xerxes-o-rei-dos-reis.html/ Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Blogspot,comrespostasbíblicas/ por Paulo soares
Todos os dados aqui poderem ser pesquisados livremente desde de que coloquem a origem
Blogspot.com/respostasbíblicas.por  Teólogo Paulo sores
Igreja  /ministério boas novas


Nenhum comentário: