quinta-feira, 26 de março de 2015

A mulher do fluxo de sangue e o significado da orla do vestido.





A orla ou franja do vestido de um Judeu,  representava várias coisas , a  riqueza de um rei , o  grau de autoridade, proteção contra o pecado pois era um lembrete para o homem, das leis da tora de  Deus. 

O significado da Orla das vestes  de um sacerdote
Lucas 8;44 “ chegando por detrás dele, tocou a orla do seu vestido, e logo estancou  o fluxo do seu sangue”
TSIT= “ Algo visível” era o nome dado ás franjas existentes nas vestes; a orla das vestes

A torá ensina que as roupas têm a sua procedência no pecado de Adão e Eva.
Quando esse pecou no jardim do éden,  desobedecendo a palavra de Deus, tendo assim a consciência do que era os prazeres da carne , logo sentiu vergonha pô esta nu, num declínio pra um estado físico da carne.
Por este motivo para ser um ,( lembrete) as franjas dos tsitsist eram presas á  roupa. Os tsitsit  e  as vestes servem especialmente pra este propósito. Lembram, para  termos cuidado com o pecado.
O tsitsit para nos advertir pra ficarmos em guarda contra as inclinações do ( coração  e dos olhos)  que são os dois provocadores do pecado.
As franjas ficavam nos 4 cantos das vestes (frente, atrás e laterais),sendo em cada lado 8 fios com 5 nós.
· No hebraico as letras tem valor numérico = valor numérico da palavra tsitsit é 600.
· 5 nós = Representam à Torah (5 livros da lei de Moisés) = A PALAVRA DE DEUS.
· 8 Fios = os oito fios sugerem os oito órgãos do corpo que estimulam o homem a pecar (os ouvidos, olhos, boca, nariz, mãos, pés, genitais e o coração), que devem ser subjugados e santificados.
· Somando estes valores temos o total 613 = nº total das leis e preceitos da Toráh.



O objetiva da ola do vestido é o que vemos em
Números 15.38-40 “ Fala aos filhos de Israel. E dize-lhes: Que nas bordas das vestes façam , franjas pelas suas geração; e nas franjas das bodas por ponham um cordão de Azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vós  lembreis  de todos os mandamentos  do Senhor. E os cumprais ; não seguireis vosso coração e nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos e os cumprais e santos sejais a vosso Deus.

A tsit em sua simbologia faz alusão aso 613 mandamentos da tora
Em cada borda do talit encontramos 5 nós, ou seja 20 nas 4 pontas, equivalentes às mãos e aos pés nos quais encontramos 20 dedos. Isto transmite a ideia que todos os membros humanos encontram-se a serviço de Deus.

Mãos é  nossas atitudes e os  pés o nosso caminhos
Quando a mulher do fluxo de sangue toca nas orla de Jesus ela tem a consciência que por estar impura, não pode tocar em JESUS , mas nas suas vestes , cumprindo-se assim a profecia do profeta Zacarias




 “...naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão sim, na orla do vestido de um judeu dizendo: iremos convosco porque temos ouvido que Deus está convosco.” Zacarias 8:23
Numa outra passagem, Jesus chega à cidade de Genesaré à beira do Mar da Galiléia. Os homens da cidade reconheceram Jesus e: "Correndo toda a terra em redor começaram a trazer os enfermos em leitos ao lugar onde ouviam que Ele estava. Onde quer que Ele entrasse: em cidades, aldeias ou campos, colocavam os enfermos nas praças. Rogavam-lhe que ao menos os deixasse tocar na orla da sua veste, e todos os que a tocavam saravam-se" (Mc 6:53-56). 

No caso do Rei Saul, descobrimos que David o humilhou por ter chegado perto dele na caverna no deserto de En-Gedi pois cortara as franjas do manto de Saul, o símbolo de sua autoridade. “Então os homens de David lhe disseram: Este é o dia do qual o Senhor te disse”. Eu te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos... Depois doeu o coração de David, por ter cortado a orla do manto de Saul. Disse ele aos seus homens: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor" (I Sm 24) Obs.: No hebraico "orla" é "franjas". 

"Tudo o que fazem é a fim de serem vistos pelos homens. Alongam as franjas das suas vestes" (Mt 23:5). (Por falar nos fariseus, é importante reconhecer que nem todos os fariseus eram hipócritas. Nicodemos era um fariseu (João 3:1). Eles eram os líderes religiosos conservadores de seu tempo. De fato, deles, Jesus disse: "(Eles) estão assentados na cadeira de Moisés. Portanto observai e fazei tudo o que vos disserem. Mas não procedais de conformidade com as suas obras, pois dizem e não fazem" (Mt 23:2-3). 

A orla do vestido, significa o compromisso , do homem em jeitar o pecado de Adão. E também a aceitação das leis de Deus , a todo tempo em sua volta.

Nenhum comentário: