sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Quem é Satanás? ( parte 1 )



Autor- Paulo soares
Antes de tudo gostaria de dizer, que muitos Teólogos tem opiniões e pontos diferentes a qual eu coloco aqui sobre este polêmico estudo. Pretendo com isto deixar claro que respeito todas as outras opinioes e suas exegéticas bíblicas, sobre as possíveis  teorias da origem do diabo , satanás e seus significados .

Satanás é um título,   e não um nome próprio

No inicio de tudo este nome era usado em referencia a  todos os príncipes do mal “ Anjos decaídos”  Este título significa opositor ou adversário de Deus e dos homens.
Ha-satan em Hebreu ("o adversário") foi originalmente o título de um ofício, não o nome de um anjo.
Ou seja todos os seres ligados a Antiga serpente que é o Dragão do apocalipse são chamados de
Diabo, satanás ,  ou espíritos imundos . 
RESUMO; Satã é um título hebraico que significa no grego diabo , traduzido para o português – acusador , opositor , inimigo do povo de Deus.

                Quem é  Lúcifer
Lúcifer é um título e não um nome próprio

Se referindo a satanás
Isto é uma interpretação dada por teólogos católicos e alguns evangélicos , podendo não ter este significado dentro do  contexto deste texto de Isaías 14.12.
 O título que a igreja Católica deu  a este ser maligno  ,  que foi traduzido por muitas versões de nosso lingua portuguesa .  vem do  hebraico  Hêlîl que é traduzido em ( ISAÍAS 14;12) como estrela da manhã” ou Latim aquele que brilha, portador da luz ,,
A palavra Lúcifer deriva do idioma antigo do latim e significa “ portador de luz” ( LUX” OU LUCIS” + FERRE” Quem traduziu a Bíblia para o Latim foi Eusébio Sofrênio Jerônimo”  conhecido como padre Jeronimo.
Sendo que esta interpretação de Isaías 14.12 . alegando que a estrela do amanha seja o satanás é uma hipótese e não se pode afirmar que o texto esta se referindo ao diabo, porque se trata aqui do rei de babilônia .Esta passagem diz;(  " como caíste do céu, ó estrela da alva! como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu que dizias no teu coração; Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo) Note que esta passagem não esta se referindo a satanás , pois não existe aqui menção de nenhum de seus nomes como é conhecido na bíblia. Mas o que esta acontecendo aqui é que Deus está usando o profeta Isaías com palavras irônicas, Deus está fazendo ironia com o rei de Babilônia, A leitura da palavra,é uma  a linguagem  figurativa e poética. Por exemplo " céu" no versículo é linguagem figurada e representa o que é alto ou exaltado. Estrela da manhã aqui simboliza que o rei era soberano, e assim como uma estrela o seu reinado caiu, assim como um estrela cadente


RESUMO; Lúcifer = título latim que significa aquele que brilha ou estrela da alva . e não significa o nome do diabo na bíblia. este nome é dado atribuído erradamente ao diabo. 


Se referindo a Jesus Cristo
Mas este título também é dado a Cristo 2 Pedro  1;19 “ E temos, mui firmes a palavra dos profeta, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma Luz que alumia em lugar escuro , até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso corações”
“ Apocalipse 22.16 “ Eu Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas; eu sou a raiz e a geração de Davi , a resplandecente estrela da manhã

Se referindo ao rei de Babilônia

Isaías 14.4, 12 “ Então proferiras este dito contra o rei de Babilônia
v. 12” Como caíste do céu o estrela da alva, filha da alva como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações..
veja este título não é o nome deste ser terrível maligno , mas faz referencia a uma estrela que brilha , na alvorada , nós sempre vemos um plante a brilhar como uma estrela ao amanhecer. E o que a bíblia faz e apenas uma analogia a este brilhante corpo celeste ( Vênus )
Era sabido de todos os povos da época antiga, esta ideia dos Reis , se auto proclamarem deuses , divindades,  donos do mundo .  Deus comicamente  usa os seus profetas para debochar deles,  fazendo  alegorias e analogias , os comparando entre ‘ aspa” a astros , ou árvores grandes ou ao próprio anjo decaído . Mas isto não passavam de analogias, porque a todos os reis idolatras , que auto se intitula deuses , o Senhor Deus , diz a sentença que teriam , a morte , “  seriam lançados no sepulcro e envergonhados diante dos outros reis da terra”
Isaías 14.19 “ mas tu és lançado da tua sepultara, como um renovo abominável. como um corpo morto e pisado
V 20” com eles te reunirás na sepultura porque destruístes a tua terra e mataste o teu povo ...Vejam o fim daquele  que se diz a estrelada alva , seria a morte , ficando portanto claro que em nenhum momento o texto alega que este individuo se  tornou um satanás ou diabo, ou um anjo.

referindo ao planeta do sistema solar

Se referindo a vénus
 Depois da lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de 4,6°, o suficiente para produzir sombras. Como Vênus se encontra mais próximo do Sol do que da terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol ( sua maior elongação é de 47,8°) Vênus atinge seu brilho máximo  algumas horas antes da alvorada ou depois do acaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã( Estrela da Alva) Também é chamado estrela do pastor

Se referindo ao dia

Jo´11.17
É  a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia; ainda que haja trevas, serás como a manhã
Jo 38.32
Ou produzir as constelações a seu tempo e guiar a Ursa com seus filhos ?
Salmos 110.3
O teu povo se apresentará voluntariamente no dia do teu poder, com santos ornamentos; como vindo do próprio seio da Alva, será  orvalho da tua mocidade

RESUMO ; Lúcifer esta palavra pode se referir a muitos aspectos , pois significa brilho,
Claridade, luz. Satanás em hipótese alguma poderia ser um amanhecer ou um dia de luz , porque só Jesus é a nossa luz e dia perfeito.
NA PATE 2 DESTE ESTUDO IREMOS ANALISAR E ABORDAR SOBRE A ORIGEM DE SATà

Fim


Nenhum comentário: