sábado, 6 de agosto de 2011

Os anjos

Os anjos situam-se em classes não idênticos

( efésios 1;21) “ acima de todo o principado e poder e potestade e domínio e de todo nome que se nomeia, não só neste século mas também no vindouro”

Existe hierarquia entre os anjos cada um com sua patente

Eles são filhos de Deus por criação

( Jô 38.7) “ quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam ?

Quanto a sua natureza são espíritos

( hebreus 1;14) “ não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herda a salvação?

São santos

(Jô 5;1) “ chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te viraras?

Eles exercem seu ministério nas igrejas sempre em nosso favor

( hebreus 1;14) “
( Lucas 16;22) “ e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abrão”

Nos ajuda quando estamos em dificuldade

(Genesis 19;16) “ ele porem demorava-se e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua duas filhas, sendo o senhor misericordioso, e tiraram-no e puseram-no fora da cidade
( salmos 34;7) “ o anjo do senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra

Os anjos não podem ser adorados, pois eles são enviados por Deus, para nos ajudar. Gabriel e Miguel Rafael e outros príncipes angelicais só aparecem em missões especificas, muitos desses príncipes estão em missões de proteção de países. Não podendo de jeito algum esta numa igreja ou cultos religiosos, a qual muitos sem sabedoria alegam ter visto Miguel o grande príncipe ou Gabriel o príncipe da mensagem. Essas pessoas não entendem que existe no céus uma hierarquia. Sim acredito que aja anjos nas igrejas mas não os príncipes.

Os anjos são mas elevados do que os homens. Não são divinos mas são poderosos

( salmos 103;20) “ bendizei ao senhor anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo a voz de sua palavra

( 2 tessalonicenses 1.7) “ e a vós que sois atribulados, descanso conosco quando se manifestar o senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder

http://youtu.be/4h3hR48EqIo


Pedagogia bíblica



Pedagogia é a arte de ensinar e educar. São técnicas usado de ensino na infância explorando as leis psicológicas que influencia no crescimento e comportamento dos seres humanos.
O conceito de ensino não pode se abster apenas a ensinar ou transmitir conhecimentos, mas promover aprendizado por parte do aluno. Ensinar não é apenas ler ou falar diante de uma classe, mas é fundamental também despertar e motivar a mente do aluno. A palavra “ educar” deriva de uma outra que significa “ conduzir para fora” por isso se concluía que o professor é o responsável para conduzir o aluno ao encontro de novas experiências da vida e torná-los capaz de serem vitoriosos na vida se medo de enfrentarem os diversos desafios em seus ambientes de convivência. Seja na igreja, trabalho em fim em seu cotidiano.
Na igreja também precisa existe este mecanismo de ensino, ao qual se da por meus de escolas dominical, e esta escola é o meio pelo qual o aluno aprendera, que a vida não consiste apenas em um aprendizado secular, contido a experiências humanistas e cheios de incredulidades, pois a letra mata, mas o espírito vivifica. Para o aluno é de suma importância o aprendizado em todas as áreas inclusive sobre o aspecto religioso e espiritual sobre Deus.
Neste estudo iremos usar a pedagogia para levar o caro leitor a um aprendizado com relação não ao alfabeto, porque para isto, nós já temos o governo, que por meio do ensino público, disponibiliza este aprendizado para todos os brasileiros.

Todo ensino precisa ter objetivos definidos

O nosso tiro tem que ser bem no alvo, para assim abater-mo, a caça. De igual modo tenho que ensinar algo ao aluno que vai ser para ele algo de suma importância na vida.
Que é ensinar? Não é simplesmente transmitir conhecimentos. É despertar e orientar a mente do aluno, provendo a aprendizagem por parte do mesmo. Jesus fez assim ao tratar com Nicodemos e a samaritana

( João 3; 3,4) “Jesus respondeu, e disse; na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” disse-lhe Nicodemos: como pode um homem sendo velho nascer de novo? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe?

( João 4; 10 ) “ Jesus respondeu, e disse-lhe: se tu conheceras o dom de Deus e quem é que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva”

Existe dois conceitos básicos da educação secular religiosa

Toda criança normal é:
1-Fisicamente imatura- precisa crescer
2- mentalmente imatura- precisa aprender

Isto na aplicação espiritual fica assim

1- espiritualmente imaturo- precisa crescer

( 2 Pedro 3; 18) “ antes crescei na graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo

2- espiritualmente ignorante- precisa aprender

( Mateus 11;29) “ tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração: e encontrareis descanso para as vossas almas.

O aluno aprender quando vê fazendo. É o ensino pela demonstração
( atos 1;1) “ fiz o primeiro tratado o tófilo acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer mas há realizar”

Jesus utilizou de alguns métodos de ensino vamos ver

* O método da preleção, também chamado de expositivo ( Lucas 4;22) “ e todos davam testemunho e se maravilhavam das palavras de graça que saiam da sua boca e diziam: não é este o filho do carpinteiro?
( Mateus 5;12) “ exultai e alegrai vos porque grande é o vosso galardão nos céu; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de nós

* o método de perguntas e respostas conhecido por método socrático, por ter sido largamente usado por Sócrates ( Mateus 22; 42, 45) “ dizendo; que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram de Davi
Disse-lhe: como é então que Davi, em espírito, lhe chama senhor

* Ajuda a medir o conhecimento do aluno. O professor pode saber se o aluno entendeu fazendo perguntas

( Mateus 13.51) “ e disse-lhe Jesus; entendestes todas estas coisas? Disseram eles: sim senhor

* despertar o interesse- é um método útil para ser usado no inicio e fim da aula -( Lucas 10;26) “ e ele lhe disse: o que esta escrito na lei? Como lês?

* Estimula o pensamento. Uma pergunta bem feita leva de fato o aluno a pensar ( Mateus 9.28) “ e quando chegou a casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse; credes vós que eu possa fazer isto?

Métodos de discussão é também chamado de debate orientado- a seqüência na condução do método da discussão é ; perguntas seguida de argumentação, seguida de análise, seguida de resposta

( Lucas 24;15ao 27,32)

Este estudo é apenas um pequeno resumo pedagógico bíblico, espero continuar, quem sabe mas adiante este assunto, e poder contribuir, para que todos os pedagogos e educadores de nossa escola dominical e doutrinaria, sejam bem sucedidos em suas apresentações nas classes de nossas igrejas