quinta-feira, 9 de junho de 2011

Refutando as doutrinas do livro dos espiritos

Esses Comentários foram, tirado do livro estudando: o livro dos espíritos
Autor kaderc,Allan,1804-1869
“ Em 1804, Jesus teria enviado um espírito iluminado com a missão de codificar uma doutrina esclarecedora, consoladora, racional e amorosa, a qual, após meio século, foi ditada por outros inúmeros espíritos de grande evolução moral e intelectual. Foi nessa época que encarnou entre nós Hipólito Leon Denizart Rivail, que, aos 50 anos de idade, em contato com os fenômenos produzidos pela espiritualidade, ratificou a missão a ele delegada para codificar a doutrina do espíritos, passando a adotar o nome de suas pretéritas personalidades: Allan Kardec”

Segui-se abaixo as perguntas de Alan Kardec e respostas que os espíritos deram a ele. E a minha refutação a essa doutrina espírita mediante a luz das escrituras sagradas

O que é deus ?

R: “Deus é a inteligência suprema, causa primaria de todas as coisas
O espírito tenta passar a idéia de que Deus é apenas uma energia cósmica de interação universal, uma espécie de útero cósmico onde tudo se cria e se renova, e não um ser pessoal. Isto é um argumento cosmológico sobre a existência de Deus

Refutação: kaderc faz uma pergunta cientifica, ele não quer saber quem é Deus mas sim que é Deus, tentando excluir a idéia de uma entidade espiritual, antropomorfa. Ele foi enganado pelo espírito, porque Deus não é simplesmente uma energia cósmica mas um ser supremo e pessoal, a sua personalidade pode ser provada não só pelo que ele é mas também pelos seus sentimentos . Vamos ler ( gênesis 1.1) “ no principio criou Deus ) só cria algo alguém que tem pensamentos,
( Hebreus 1.3) “ o qual, sendo o resplendor da sua gloria e a expressa imagem da sua pessoa e sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se a destra da majestade nas alturas” veja que Jesus se assentou ao lado direito da majestade que é o pai celeste, ou seja Deus e majestoso tem um trono onde esta assentado.
( Mateus 10.29) “ se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso pai”. veja o pai tem vontade.
( Gálatas 3.26) “ porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo” . Deus é pai
Poderia aqui dar muitas outras referencias bíblicas de que Deus é um ser pessoal e ativo em nosso mundo, ele é o nosso pastor, salmos 23)
O pai eterno tem vontades, ele tem sabedoria, ele tem um reino, ele é a nossa providencia, ele é amoroso e justo, etc...


Espírito é sinônimo de inteligência?

R: a inteligência é um atributo essencial do espírito ou o espírito e a inteligência se confunde

Refutação: o espírito é vento ou uma força vital, que vem de Deus como tal não tem consciência, é apenas um fôlego de vida, que fora da matéria volta pra Deus. ( salmos 104:29) ‘ escondes o teu rosto e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao pó”
Portanto fica claro neste versículo que pó mas fôlego, resulta em pessoa vivente. Esse foi o processo da criação. E pó menos fôlego, resulta em uma pessoa morta. Este é o processo da morte. A bíblia por algumas vezes refere-se ao fôlego de vida como sendo seu espírito. O espírito do homem é seu fôlego de vida. A palavra espírito vem do termo hebraico ruach e neshamah e do grego pneuma.
Pneuma é no grego o que ruach é no hebraico. A palavra espírito significa ar,sopro,vento, animação e manifestação de um poder. A palavra inglesa “ pneu” bem como pneumonia e pneumático derivam da palavra grega pneuma.



O espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar?

R:são distintos um do outro; mas a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.

Refutação: O espírito, sem a matéria é apenas uma partícula de energia vital, que retorna a Deus
E como tal não, possui intelectualidade nem quando esta na matéria ou fora desta, pois não passa de energia vital.( Genesis 2.7) “e formou o senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente” veja que o fôlego de vida que é o espírito sem a matéria não é alma vivente, não tem pensamentos, é apenas fôlego vital ou energia, que retorna para o seu criador. O espírito do homem não é uma entidade fora do corpo ou um ser que esta a parte. Este espírito nada mas é do que o fôlego de vida que mantém o sistema nervoso e cérebro humano em atividade, mas este ar não apresenta própria consciência ou habilidades quaisquer.



Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito

R: pode-se é fora de duvida, pelo pensamento
O que os espíritos estão querendo insinuar é que mesmo um espírito fora da matéria, pode se comunicar com os vivos, através de sonhos ou aparições

Refutação: ( Jó 27.3 ) “Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz, não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciara engano” veja o que Jó diz que enquanto, ele tiver forças e o sopro,(espírito) poderá falar, pois sabe ele que no dia em que morrer, não mas se comunicara. ( Gênesis 7;21,22) “ e expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto da ave como de gado, e de feras e todo réptil que se roja sobre a terra e de todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.
Como pode se comunicar alguém que esta morto? Já que saindo-lhe o espírito que é seu fôlego ele volta ao pó.




Os espíritos tem fim?

R: os espíritos são esternos e exatamente igual a Deus e não podem ser destruídos e sim transformado constantemente.

Refutação: claro que tudo o que é criado um dia, pode ter seu fim! ( porque o que sucede aos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos tem o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade, todos vão para o mesmo lugar. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima ou para baixo, para a terra? ( eclesiastes 3.19)


Ocupam os espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço?

R: estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de continuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem perceberdes pois que os espíritos são uma das potencias da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de seus desígnios.

Refutação: O engano é pensar que, sempre a palavra ,espírito na bíblia significa um ser. A concordância analítica revela que a palavra em hebraico ruach é traduzida como fôlego( sopro)
28 vezes, vento em 90 vezes , espírito em 232 vezes e outras vezes como ar, sopro,ventoso, etc....
Em suma o espírito pode trazer estes significados:
Primeiramente o ar que respiramos
Um ser espiritual, como um anjo
A influencia de um ser
Um estado de sentimento
O que está ao lado de uma pessoa que teme a Deus é o anjo de Deus, e de uma pessoa que obra impiamente é um anjo caído do mal. Gostaria de informar que anjos são espíritos acrescidos de um corpo celeste, ou matéria celeste. Por isso são seres espirituais, que agem na vida do homem e tem personalidade. Existe anjos bons, e anjos maus( demônios)


Os espíritos que enveredarem pela senda do mal poderão chegar ao mesmo grau de superioridade que os outros?

R: sim- mas as eternidades lhes serão mas longas: a idéia e que revive todas as vezes que sucumbem numa prova . Aqui os espíritos alegam que as pessoas para chegaram a um grau de superioridade assim como os anjos, terão que evoluir através de varias reencarnações, nem que isto leve toda a eternidade.


Refutação: reencarnação e o carro chefe da doutrina espírita, mas não há base na bíblia para tal discrepância. Kardec foi encanado, por estes espíritos que supostamente são chamados de espíritos do bem. Deus é o eterno imortal e não o homem ( 1 Timóteo 6.16) “ aquele que tem ele só a imortalidade, e habita na luz inacessível: a quem nenhum dos homens viu nem pode ver:” . E sua eternidade mostra que Deus é infinito em relação ao tempo,
Deus prometeu a imortalidade ao homem se na verdade houvesse obediência, mas por livre arbítrio este escolheu o caminho para a morte. Deus disse: certamente morreras, enquanto o inimigo de Deus dizia o oposto: “ certamente não morreras “
( que homem há que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma do poder do mundo invisível?( salmos 89.48)
( hebreus 9.27) “ e, como aos homens esta ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disto, o juízo” ( Romanos 2.6,7 ) “ o qual recompensara cada um segundo as suas obras, a saber: a vida eterna aos que com perseverança em fazer bem, procuram gloria e honra e incorrupção) . Se a recompensa do que persevera em fazer o bem é a vida eterna, conclui-se com facilidade que o homem não é imortal.
Na bíblia na existe esta palavra reencarnação, mas sim ressurreição:
( 1 coríntios 15;52,53) “ num momento, num abrir e fechar de olhos, antes a ultima trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Pó que convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade



Perguntas anjos e demônios

Os anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente dos outros espíritos?

R: não; são espíritos puros; os que se acham no mas alto grau da escala e reúnem todas as perfeições;

Refutação: querem insinuar que os anjos receberam este titulo por terem chegado a perfeição através de seus sofrimentos e reencarnações , e que em algum tempo ou de alguma forma evoluíram ate serem anjos, arcanjos e serafins, dando a entender que nós também poderemos um dia ao evoluir através das reencarnações, alcançar estes grau de superioridade, que é sermos anjos. Os anjos foram criados anjos e não são espíritos de pessoas que virem aqui na terra ou em outro planeta! ( Jô 38.4 ao 7) “ onde estava tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber se tem inteligência v,7 “ quando as estrelas da alva juntas e alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam”
A palavra estrela na bíblia geralmente são para designar os anjos.



Em que sentido se deve entender da vida eterna?

R: A vida do espírito é que é eterna; a do corpo é transitória e passageira. Quando o corpo morre, a alma retoma a vida eterna.

Refutação: novamente se faz uma grande confusão em relação a alma e o espírito, volto a repetir
Corpo + espírito = a alma vivente em outras palavras matéria + fôlego = alma vivente.
A vida eterna só terá aquele que obedecer os mandamentos de Deus, e isto vai ocorrer depois da ressurreição. O seu espírito voltara para um corpo transformado e voltara a existir como um ser, assim como os anjos no céu, ( Lucas 14.14) “ e serás bem aventurados: porque eles não tem com o que to recompensar: mas recompensado serás na ressurreição dos justos”


A reencarnação

Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?

R; sofrendo a prova de uma nova existência
Alegam eles que as pessoas sempre terão a oportunidade de melhorar através de varias reencarnações


Refutação; ( João 5.28,29 ) “ não vos maravilhes disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizerem o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para ressurreição da condenação

Qual é o fim objetivado da reencarnação?

R; Expiação, melhoria progressiva da humanidade.

Refutação: ( João 3.16) “ porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para aquela que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”
Não há melhoria e expiação dos pecados sem Jesus, pois se houvesse outro meio de salvação o cristo não precisaria morrer na cruz e derramar o seu sangue para expiação de nossas ofensas( Lucas 22.42) “ dizendo: pai se possível for afasta de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade mas a tua “
Você acha que o pai seria injusto de deixar morrer o seu único filho, se houvesse um outro meio de salvação? Claro que não ! Como pois alguns alegam que a reencarnação é o meio de salvação da humanidade? Se fosse possível o pai passaria o cálice da morte de seu filho para o projeto da suposta reencarnação!
Mas vida eterna só se encontra em JESUS, ( João 17.3) “ mas a vida eterna é esta: que conheçam a ti como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste


Conservam os espíritos algumas de suas paixões ?

R; com o invólucro material os espíritos elevados deixam as paixões más e , só guardam a do bem. Quanto aos espíritos inferiores esses as conservam.

Refutação: “ porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento, até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em alguma coisa do que se faz debaixo do céu” ( eclesiastes 9.5,6 )



Pode-se orar aos espíritos?

R: Pode-se orar aos espíritos bons, como sendo os mensageiros de Deus.

Refutação: na morte o homem esta sem consciência. Ele não tem vidas. Seu cérebro e sistema nervoso parou de funcionar( salmos 6.5) “ porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvara?
( salmos 115:17) “ os mortos não louvam ao senhor, nem os que descem ao silencio”
( Isaias 8, 19) “ quando vos disseram: consultai os que tem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes: _ não recorrera um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-sião os mortos ?

Veja que Deus esta dizendo para o seu povo que é algo fora de lógica querer pedir socorro a pessoas mortas, pois afinal estamos vivos e como tal temos também um Deus que é vivo. Em outras palavras Deus esta querendo dizer que os mortos não podem fazer nada pelos vivos. Ainda que te digam para buscar os mortes não acreditem que eles possam lhe responder, pois morto não tem vida e sendo assim não falam e nem pensão coisa alguma!
Esta doutrina de consultar os mortos e oriunda do paganismo,e tem sido propagada entre o espiritismo e muitas religiões protestante.
o apostolo paulo diz que ainda que ele ou um anjo ensine outro evangelho que não seja o de Cristo seja considerado maldito

Porque Ananias e safira foram mortos por Deus

( Atos 5. 1 ao 10) “ um homem chamado Ananias, com safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro; “ Ananias, como você permitiu que satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao espírito santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia ? E depois de vendida o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas a Deus” . ouvindo isto, Ananias caiu morto. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “ diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade ? Respondeu ela: sim, foi esse mesmo” . Pedro lhe disse: _ porque vocês entraram em acordo para tentar o espírito do senhor? Veja! Estão a porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levaram também” naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele.”
Muitos pastores, usam este texto, para afirma, que as pessoas, devem dar tudo o que possui para a igreja, e colocam medo nos fieis, alegando que se não venderem as suas propriedades e ofertarem ao senhor, serão punidos inclusive ate mortos. ! Mas isto eles fazem com intuito de colocar medo nas pessoas, para tirar vantagens financeiras dos fieis.
Mas agora vamos analisar os fatos ocorridos neste texto sobre a vida de Ananias e safira. O verdadeiro motivo que ocasionou a morte de Ananias e sua esposa, não foi porque tinham que dar, todo o lucro da venda do terreno, mas porque eles mentiram! Observe o que diz Pedro: “ como você permitiu satanás encher seu coração ao ponto de mentir? “ fica claro aqui o motivo de sua morte, pois Ananias não era obrigado a dar a sua propriedade a igreja, veja o que Pedro disse : ela não te pertencia e mesmo depois de vendida o dinheiro não estava em seu poder? “
Ninguém é obrigado a vender as suas propriedades e dar para a igreja! O que você possui e teu e você pode fazer o que quiser, pois esta em seu poderio, em sua posse. O caso aqui é que Ananias por algum motivo quis aparecer, fazer uma média diante dos apóstolos, ele queria receber honras e esta-tos. Quem sabe Ananias quis imitar a barnabé ( atos 4.36) , para tentar alcançar entre os apóstolos uma posição! Aproveito este meu comentário para dizer que devemos oferecer algo ao senhor não com intuito de ganhar cargos ou dinheiro ou troca de barganha, mas sim em forma de louvor e agradecimento por tudo o que ele tem feito por nos. Foi a mentira de Ananias que o levou a morte e a da sua esposa a qual foi cúmplice desta mentira, e não porque ele tinha que dar tudo, pois se ele vendesse a sua propriedade e desse apenas a metade não teria problema nenhum. Portanto o grande erro foi tentar enganar os apóstolos, quem mente a um homem de Deus mente a Deus! Ninguém é obrigado a dar nada mas se der faça com sinceridade e não por interesses ou necessidade ou por constrangimento. As ofertas alçadas que no original significa queimadas são para Israel, pois eles queimavam as ofertas como sacrifício sobre o altar, e este ritual não é mas para nos, assim como o dizimo. ( Hebreus 7.12 ) “ certo é que quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança da lei”
A lei mosaica não tem mas efeito na era cristã ( Atos 13.39) “ por meio dele todo aquele que crer é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moises”
Os sacrifícios alçados ou queimados não é para o cristianismo, portanto esse negocio de fogueira santa, queimar papel no altar ou sacrifícios de oferta alçada não é para nos hoje mas foi para os israelitas na lei de Moises. Hoje o nosso sacrifício é espiritual( 1 Pedro 2.5) “ vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecemos sacrifícios espirituais aceitável a Deus, por meio de Jesus Cristo”