sábado, 30 de abril de 2011

A unção com óleo em Tiago 5.14

     ( Tiago 5.14)" está alguém entre vós doente? chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do senhor" Porque os anciões e não os médicos ou doutores?
A que tipo de enfermidade se refere o versículo?
E uma enfermidade provocada pelo pecado! ver o versículo 15" e a oração da fé salvará o doente e o senhor o levantara; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ao perdoados"
( Marcos 2.17) " e Jesus tendo ouvido isto, disse-lhe: Os são não necessitam de médico, mas, sim os que estão doentes ..."   Na bíblia existe dois tipos de doenças físicas e espiritual. As doenças física de um homem podem ser curadas por médicos.( 1Timóteo 5.23)  " Não bebas mas água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago, e das tua frequentes enfermidades "
Timóteo era  um ministro de Cristo que auxiliava o apóstolo Paulo na igreja, observamos que Timóteo tinha uma enfermidade crónica, será que o apóstolo Paulo colocou óleo santo na barrica de Timóteo e ficou falando sara?
Claro que não! Ele prescreveu um tratamento especificamente, com o propósito de melhorar as condições clínicas de Timóteo, no intuito de aliviar os problemas de seu amigo.
E é por isso que a doença de Timóteo era uma doença física e precisava de um tratamento físico.
Entretanto aquilo que Tiago mencionava como doente era uma doença causada pelo pecado, e este óleo não é literal é um ensinamento que ele passar para acabar com a consequente do pecado. E se a pessoa for cabeça dura o que você deve fazer? ( 1Tito 1.13) " Este testemunho é verdadeiro por isto repreende-os severamente para que sejam sãos na fé"  Portanto Tito deixa bem claro que esse individuo não é sã na fé. Então o que eles precisam e ser saudáveis e deixarem de ser doentes. Devemos os repreender, com a palavra, que é o óleo para serem sã na fé. As enfermidades deles era espiritual e necessitavam da unção do ensinamento, para serem curados, então assim eles se levantariam. Percebe que Tiago fala que após ele ser ungido com óleo, se levantaria, e o que significa esse se levantar?
( Romanos 14.4) " quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme; porque poderoso é Deus para o firma"
É necessariamente ergue-se espiritual mente, pois na trajetória do cristão,tem tropeço e se ele cair fica doente espiritual-mente, consequentemente ele necessita de todo o processo que foi explicado pelo apóstolo Tiago e é necessário que os anciões orem por ele, ungindo-o com óleo para ele se estabelecer.
 Mas quem vai ergue-lo é o senhor que através da unção com óleo que é os ensinamentos e que irá ergue este indivíduo, que caiu por causa do pecado. Fica claro que esta doença é espiritual ! O que precisamos é ter a chave dos ensinamentos e qual é esta chave?
( João 6.63) " o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito de vida."
Para que possamos entender o que esta escrito o entendimento é concedido pelo espírito santo , porque se você vai interpretar tudo que está escrito na bíblia literalmente, você vai pegar qualquer tipo de óleo, de gasolina, óleo de cozinha e não é este óleo que a bíblia esta falando, no caso do texto citado acima é o óleo da unção da palavra. .
Deixe que a bíblia define se aquilo é literal ou espiritual para você não se enganar!