sábado, 16 de abril de 2011

É obrigatório dar o dízimo hoje ?

Hoje em dia vemos muitas controversas a respeito, do ato de dizimar nas igrejas. Mas em meia tanta confusão, quero ressaltar, a diferença da palavra Dizimo e Dízima.
Dizimo é a décima parte de qualquer coisa menos dinheiro e já Dizima é a décima parte de uma contribuição ou renda financeira, que sempre esta relacionado ao dinheiro, esta palavra faz parte da matemática, enquanto o dizimo própria mente dito esta relacionado, a alimentos, plantações e cerias ou mantimentos e não é dinheiro em si. As pessoas são levadas a dar o seu dinheiro porque não procuram estudar as escrituras, como analisar o porque disto, em que época era isto, o pra que  do dízimo, e ficam assim nas mãos de lideres, que enchem os seus bolsos com o dinheiro dos fiéis! Vamos analisar o porque do dizimo e pra quem era dado no antigo testamento. " Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelos serviços que prestam, na tenda da congregação" ( Números 18 ;21 ) Vejam que foi Deus quem ordenou o povo de Israel a dar os dízimos a tribo de Levi.
Em primeiro lugar, quero dizer que este mandamento foi para o povo Judeu lá no antigo testamento e não para os gentios.
Segundo ponto, o dizimo servia para manter os Levitas, que era uma classe de sacerdotes que não podiam trabalhar para se auto sustentar, tendo assim que ser mantidos com o dizimo das outras tribos.
Em terceiro lugar ainda dentro deste versículo que acabamos de ler, o ato de dizimar, era na verdade como se fosse uma paga aos levitas pois só Eles podiam ter acesso ao lugar chamado santo dos santos para ali sacrificar a Deus  em pro do perdão de toda a nação de Israel. Vejam Deus deu os dízimos como retribuição, aos Levitas  pelo trabalho prestado no templo.

O dizimo não era dinheiro,

 ( Números 18.27 ) Essa contribuição será considerada equivalente a do trigo tirado da eira e do vinho.  assim, vocês apresentaram uma contribuição ao senhor de todos os dízimos recebidos dos Israelitas" ( Números 18.12 ) " Dou a vocês o melhor azeite e o melhor vinho o melhor trigo que eles apresentarem ao senhor como primeiros frutos da colheita. "
Como eu já disse dizimo é a décima parte de qualquer coisa menos dinheiro!

O dízimo é um mandamento da lei

Sabemos que a lei é severa e serve de ( AIO ) que no grego significa ( paidagogos) o aio foi uma função única nas antigas famílias gregas e romanas. ( Gálatas 3.24 ) " assim a lei foi nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sobre o controle do tutor" É interessante o que o apostolo Paulo cita sobre a lei, pois não vivemos mas sobre as ordenanças das leis cerimonias, como por exemplo a lei cerimonial do dizimo. Então a lei era como se fosse uma ama-seca, que cuidava dos bebes até que surgia a figura da governanta para educar os filhos do patrão, O que eu estou dizendo é que a lei é severa para ensinar, assim como uma governanta. Mas o que acontecia, quando uma criança desobedecia a governanta? Certamente a governanta botava a criança de castigo e aplicava-lhe até palmatorio, assim também era a lei, só que no caso de desobediencia da lei, muitas vezes o castigo era até a morte! Por isso que o povo Israelita tinha que obedecer a lei do dizimo, para não morrerem.
Quem pratica a lei tem que cumprir todo os mandamentos dela, pois quem falhar ou tropeçar em um só ponto se torna culpado de todos. ( Tiago 2.10) quem vive na lei corre um grande risco, de ser amaldiçoado! porque ninguém consegue cumprir toda lei,. ( Deuteronomio 28.15 )

Pontos a considerar

O Dizimo era levado, a casa do tesouro, lugar este que ficava nos fundos do templo de Salomão
Hoje em dia o dizimo muitas vezes fica no bolso ou na conta bancária do líder da igreja!
Antigamente o sistema de Israel, funcionava como se fosse um templo estado, ou seja o templo é que sustentava o estado Israelence.
Hoje em dia não é mas assim
Devemos também observar que em (Malaquias 3.10) que é usado frequentemente nos púlpito das igrejas pelos lideres religiosos, para cobrar o dizimo dos fieis,que Deus esta falando diretamente neste versículo com os lideres do templo, que não estavam repassando o dizimo para ajudar aos mas necessitados,pois quem empresta ao pobre faz um favor a Deus. O senhor esta indignado com os lideres que por sua vez estavam roubando aquilo que era para o mantimento. Desde o início do livro do profeta Malaquias Deus esta se referindo diretamenta aos sacerdotes e líderes do templo. Muitos tem se equivocado e usado o versículo 3.10 isoladamente, e sabemos que um texto sem o contexto vira um pretexto.
E interessante ainda comentar que muitos ao cobrar o dizimo do povo hoje em dia, só cumpri a primeira parte do versículo, a ordem de trazer, mas a parte b do versículo está esquecida, a qual é "para que haja mantimento" ou seja damos o dinheiro, mas quem só se beneficia é o líder, pois não a mantimento na casa.
Quero que vocês entendam que no livro de Malaquias Deus está falando contra os lideres, pois estavam dando o de pior e desonrando a Deus, além de roubarem o povo. ( Malaquias 1.7) ( Malaquias 2.1)
 Espero que tenha ficado claro que o dizimo é da lei e nos não vivemos mas nas leis cerimonias, ( Romanos 10.4) " Porque o fim da lei é Cristo para justiça de toda aquele que crê"
Jesus é a nossa salvação e não a lei de Moisés, pois esta lei não serviu para aperfeiçoa ninguém
( Hebreus 7.11 ) " Se portanto a perfeição houvera sido mediante ao sacerdócio Levítico ( pois nele baseado o povo recebeu a lei que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sarcedote, segundo a ordem de Melquisedeque e que não fosse contado segundo a ordem de Araão?" Pois quando se muda o sarcdócio necessariamente há também mudança na lei"
Veja o que Paulo nos mostra, quando se refere ao sacerdócio Levitico, simplesmente está dizendo também sobre a lei dos dizimos e a conclusão que Ele chega é que esta lei do dizimo e outras cerimonias não foram suficientes para nos salvar e que de fato, foi necessário levantar outro sacerdote a qual é Cristo é que também somente a fé nele nos salvaria. Já que mudou o sacerdote, mudou também a lei do dízimo.
Já que Israel não há mas levitas sacrificando pelo povo pois Cristo de uma só vés morreu por nos, porque pagar dizimos? Até porque Jesus veio de outra tribo a de Juda e pelo que eu sei esta tribo não cobrava dizimos, pois não prestavam serviços no altar ( Hebreus 7.13)
Em Cristo foi revogada a lei ( Hebreus 7.18)
Vejam os Dízimos eram alimentos como ja falei e olha o que acontece com quem cobra ao povo o dizimo !
( Hebreus 13.9) " Não vois deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é esta o coração confirmado com graça e não com alimentos pois numca tiveram proveito os que com isso se preocupam" Veja, os lideres se preocupavam em cobrar o dizimo que são alimentos, mas esqueciam de ter um coração firmado na misericordia, na graça de ser salvo e de ajudar ao necessitados.
Possuimos um altar do qual não tem direito de comer os que ministram no tarbenáculo.( Hebreus7.10 )
Claro irmão que devemos ajudar e cooperar com a manutenção da obra de Deus mas com ofertas voluntárias ( ( Hebreus 13.16)
Agora espero que tenha ficado claro que não se faz necessario a obrigação do dízimo pois somos gentios e a ordem foi para a nação Israelita " vos toda a nação " veja que esta frase do versiculo de Malaquias 3.10 está no singular e não no plural " nações"

Onde está a sabedoria ?

" Onde porém, se poderá achar a sabedoria?
Onde habita o entendimento ?
O homem não percebe o valor da sabedoria;
A sabedoria não esta no mar! e ela também não se encontra na terra dos viventes.
O abismo diz; Em mim não está ! Mas Deus sabe onde ela está
pois Ele conhece o caminho e só Ele sabe onde ela habita
( Jó 28.12 ) 


Neste estudo irei abordar sobre a verdadeira sabedoria, sim eu sei que há no mundo pessoas fabulosas, geniais, capaz de fabricar foguetes, desvendar código, etc..
Homens formados em doutorados, pessoas inteligentes, mas não é desta sabedoria que eu estou falando neste texto, e sim daquela que excede todo o conhecimento pois ela vem do alto .
 Nem todos estão apto a ter esta sabedoria
 ( Mateus 19 ) " Jesus respondeu; nem todos tem condições de aceitar esta palavra, somente  aqueles a quem isto é dado" 
( 1Coríntios 3;1) " Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como crianças em Cristo." 
( 1 Coríntio 3.18 ) " não se enganem se alguém de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era deve torna-se louco para que se torne sábio"
Ou seja a melhor maneira de se obter sabedoria e dizer que nada sabe, A  famosa  frase " Só sei que nada sei do filósofo, serve para demonstrar que por mas que aprendemos algo, sempre haverá uma busca insençante de querer mais,e mais conhecimento. Gostaria de dar um exemplo; Se você pegar um copo com areia dentro, e quiser adicionar um pouco de  água, vai acontecer o seguinte, simplesmente a água irá transbordar! Quero dizer com isto que é preciso está vazio da sabedoria da terra ou deste mundo, para que Deus o encha de sabedoria que vem do altos céus, dádiva do Eterno.
" Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus . Pois está escrito: Ele apanha os sábios na astúcia deles" ( 1 Coríntio 3. 19,20 )  Sim Deus destruirá a sabedoria dos sábios e rejeitará a inteligencia dos inteligentes deste mundo ( 1Coríntio 1.19 ) 

Existe sabedoria nos escritos do apostolo  Paulo? 
  
" Tenho em mente que a paciência de nosso senhor significa salvação, como também o nosso irmão Paulo lhes escreveu com a sabedoria que Deus lhe deu." ( 2 Pedro 3.15 )
Sim você encontra sabedoria ao ler os escritos do apostolo, e esta sabedoria  foi revelada pelo próprio Jesus a Ele. A sabedoria tem que ser adquirida, " O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria use tudo o que você possui para adquirir entendimento
( 1Corintio 2. 6.7 ) " Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já tem maturidade mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era que esta sendo reduzidos a nada" Ao contrário falamos da sabedora que vem de Deus do mistério que estava oculto. O qual Deus preordenou antes do principio das eras para  nossa glória"
O rei Salomão pede sabedoria para que governe Israel, " Dá-me sabedoria e conhecimento, para que Eu possa liderar esta nação pois quem pode governar este teu grande povo? " ( 2 Cronicas 1.10 )
Para ser um líder e bem sucedido na vida devemos pedir a Deus sabedoria, para administrar tudo o quanto vier em nossas mãos. Não devemos ser salvos aos nossos próprios olhos, e sim temer ao Senhor Deus ( Provérbio 3.7 )