quinta-feira, 14 de abril de 2011

A igreja e sua origem

A importância da igreja no quesito salvação 

No início do século xx as pessoas estavam deturpando o valor até do nome igreja!
Igreja vem do grego " Eklesia" ou Hebraico Kairos  e significa reunião de pessoas ou congregação.
Os católicos aplicam a palavra igreja para prédios, templos decorados por ouro, assim como a Basílica de São Pedro em Roma.
Os Testemunhas de Jeová  se apresentam assim como TJ  em vez de igreja !
A igreja adventista   do sétimo dia, usa esse termo errado pois quando se fala adventista do sétimo dia parece que eles estão esperando pelo advento do sétimo dia e não pela vinda do senhor. Igreja na bíblia não é o  nome.
 Há ainda pessoas que chamam a igreja de últimos dias. veja não são nomes adequados,  devemos ter cuidado a igreja ela é de Deus.

O bispo deve cuidar bem da igreja assim como se fosse a sua própria casa. 

" Não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
( 1 Timóteo 3; 4, )   essa é a igreja de Deus.

Se pensarmos bem a essência da igreja já existia antes mesmo de Cristo !
A palavra (Eclésia) que significa congregação já existia no antigo testamento. A igreja sempre foi plano de Deus, por isso Ele faz a igreja conhecida inicialmente de ( congregação )
Vamos ler o livro de (Atos 7;38) " É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir

 ( Hebreus 12; 23) " e igreja dos primogênitos arrolados nos céus e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados "
Muitos pensam que Jesus veio fundar a igreja, mas na verdade isso é uma interpretação errada das escrituras.
Cristo veio ser um instrumento de Deus para renovar ou reconstruir algo que já existia desde a época de Moisés a congregação do deserto. Esta congregação foi destruída e se espalhou pela terra por causa dos reis  e maus líderes que governaram a nação israelita.
A igreja de Deus ficou em ruínas conforme registra o profeta.
 ( Amós 9,  11 )  " naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei suas brechas; e levantando-o das ruínas; restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidades
Na  tradução da bíblia inglesa existe o termo (novamente) que em português significa  reedificarei.
( Atos 15; 16 ) " Depois disto voltarei e  reedificarei o tarbenáculo de Davi que esta caído...."
 Veja que fica confirmado no novo testamento, que a igreja ou congregação seria reconstruída.
Muitos acham que a igreja começou a existir naquela passagem de Mateus 16 ; 18

( Mateus 16 ;18 )" Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerá contra ela "
Na verdade aqui Cristo não está dizendo que veio fazer a igreja ou funda-la, mas sim reconstruir-la, até porque a igreja já existia e foi fundada pelo próprio Deus.
Deus não iria abandonar o seu povo para sempre, os israelitas sendo congregação de Deus iria, de novo refazer a igreja. Então como seria a maneira que Deus usaria para refazer a igreja ?

( Zacarias 6;12 ) "E dize-lhe; Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é renovo ; Ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor "
O Templo no seu significado simboliza o povo ou igreja do Senhor!
( 1coríntios 3;16,17) " Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá porque o santuário de Deus que sois vós é sagrado"
ou seja a profecia diz que o templo de Deus é o povo de Deus !
( Jeremias 23, 5 ) " eis que vem dias em que levantarei a Davi um renovo justo; e rei que é, reinará e agirá sabia-mente e executará o juízo e a justiça na terra" Tanto em Jeremias como em Zacarias Deus esta dizendo que usaria um renovo.
A profecia na verdade fala o nome deste homem, que em português é renovo mas em inglês você encontra a palavra " ramo " que seria o mas certo para esta linha de raciocínio pois aqui está a dica para encontrarmos o caminho certo da interpretação de( Mateus 16, 18 )
 A igreja seria reconstruida por um homem que tem o nome de "ramo".
Vamos perguntar de onde este ramo vem ? leia Jeremias 23, 5
A palavra Ramo em inglês esta escrita em letras maiúscula, e fica claro no texto acima citado, que este ramo viria de Davi e seria justo e faria julgamento. o texto fala de templo, mas esta referencia aqui não se trata de um templo físico de Israel, nem de edifícios pois a igreja física já existia na época de Jesus, você vai ver Jesus no templo. O Homem cujo nome é ramo é o próprio Jesus
 ( Apocalipse 22;16 ) " Eu Jesus, enviei o meu anjo para vós testificar estas coisas as igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi a brilhante estrela da manhã
( Salmos 147; 2) " O Senhor edifica Jerusalém. congrega os dispersos de Israel "
Então o que seria construído é Jerusalém como o povo que foi disperso.
( Mateus 15, 24 ) " Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel" O interesse real de Jesus era ajuntar a congregação de novo, a intenção de vinda de Jesus, era construir a congregação de Israel. só que desta vez a igreja não seria mas prejudicada caso um lide justo morresse. Não iria mas acontecer como na congregação do deserto por causa da promessa, feita em Mateus por Jesus  que a igreja  seria indestrutível. A palavra porta do inferno ( grego Hades, literal  o lugar dos mortos ) freqüência usada para indicar o poder da morte. Mas Jesus ao citar este termo esta indicando, em si mesmo que a morte não podia mas destruir a igreja e impedir o seu progresso. Obs ;  Mesmo que algum lider bom morrer a igreja continuará a existir, pois agora ela esta edificada sobre Cristo a pedra fundamental.
Então Jesus tem que ajuntar as  ovelhas, agrupar os perdidos e refazer aquela igreja dos tempos dos Israelitas. A igreja já existia nos tempos de Moisés mediante o pacto
( Êxodo 12.2 ) " Este mês vós será o princípio dos meses, este vós será o primeiro dos meses do meses do ano " Aqui neste texto , Deus esta começando a história da congregação de Deus é aqui no primeiro mês do primeiro ano que tudo começa, ou seja a igreja começou depois que o povo Israelita saiu do Egito.
A história da igreja já começou a existir na época de Moisés mas claro que uma tragédia aconteceu. Mas Deus usou o seu filho para começar a reconstruir aquilo que tinha começado a fazer.
( Deuteronômio 18;15 ) " O SENHOR teu Deus te despertará um profeta do meio de ti de teus irmãos como     eu ; a ele ouvireis. " Veja Deus faz um pronunciamento profético sobre a vinda do seu filho já naquela época.

Vamos meditar sobre o texto de (Mateus 16; 18 )

Quando Jesus disse a Pedro essas palavras " tu és Pedro e sobre está pedra edificarei a minha igreja "
não é de Jesus estas palavras, mas o próprio pai que é Deus estava ali, conversando com Pedro.
A primeira pessoa nesta situação é Deus, Pedro é a segunda pessoa e a rocha viva que é  Jesus passa a ser nesta conversa a terceira pessoa do singular,  nesta forma simbólica. Se cristo estivesse falando dele ele diria sobre mim eu edificarei a igreja. Mas aqui esta frase está se referindo a terceira pessoa do singular ' ele " ela, está "
Quem esta falando é o pai através da boca do filho, pois tudo o que o filho fala não é dele mesmo, mas daquele que o enviou.( João 12;50)  O pai é quem vai reconstruir aquela igreja que foi destruída.

A igreja é de Deus

Deus é o edifica-dor daquela congregação, Jesus é o filho de Deus
( Hebreus 3; 4 ) " Pois toda casa é estabelecida por alguém mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus."
Fica claro que toda casa é construída por homens, mas quem é o construtor realmente é Deus. Digo isto porque somos posses de Deus. Ainda que você construa um casa, com os seus recursos e materiais, na verdade foi Deus que deu tudo ex: a saúde e inteligência a  saúde a prosperidade.
O apóstolo Paulo diz que quem edificou de fato a igreja foi Deus da forma espiritual.
A rocha é cristo representa a sustentação da obra.
( Atos 4; 11) " Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores a qual se tornou a pedra angular"
( 1 Coríntios 3; 11) " Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Cristo"
A Expressão " minha igreja " mostra posse, mas a interpretação certa é que a igreja é de Deus. Vamos seguir esta linha de pensamento  ex; digamos que estamos construindo uma ponte, esta ponte foi feita por nós! Mas acontece que logo vão dizer que aquela ponte foi construída pelo presidente tal.  Mesmo que muitos funcionários estejam trabalhando na construção daquela ponte o mérito sempre vai ser para o célebre que arquitetou a abra e não para quem esta construindo. E se isso acontece com os homens muito mas com Deus.
As vezes o que me deixar confuso em meus pensamentos por exemplo é a igreja que se chama igreja católica  apostólica romana, sabendo que a igreja autêntica é a de Jerusalém e não de outro lugar qualquer , como pode os romanos ter esta pretensão de serem o centro da atenção ou do cristianismo ou da igreja sede !
Nunca houve nos ensinamentos de Jesus os nomes de lugares, mas o nome de Deus. Veja quando a igreja chegou em coríntios ela foi chamada igreja de Deus e não de coríntios
( 1 Coríntios 1 . 2) " A igreja de Deus que esta em corínto , aos santificados em Cristo JESUS chamados santos com todos os que em todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso senhor"
Veja que não existe nenhuma preferência pela igreja de Roma, nem versículo que tenha referência a este nome. Não tem nenhuma igreja que pertence a um nome de alguém local mas todas são igrejas  de Deus.    

                      o papel de Cristo na igreja

Cristo é o cabeça mas não o dono pois Deus é o proprietário de toda a igreja ( Efésios 21 , 22) " Acima de todo o principado e poder e potestade e domínio e de todo o nome que se nomeia, não só neste século mas também  no vindouro e sujeitou todas as coisas a seus pés e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.

Traduções de alguns nomes da lingua hebraico 1 parte

Mini-Glossário

1)  ADAM = Ser humano
2)  BERESHIT= em grego "Gênese"o livro das origens
3) CABALÁ = O ensinamento esotérico do Judaismo
4) DIBUK= A palavra significa " encosto ou espirito obsessor
5) HAVA= Vida , Viva
6) IECHIVÁ= Seminario para formação de Rabinos
7) IEHUDIM = Judeus
8)MÁLACH = Enviado
9) MITSVÔT = ( Plural de MITSVÁ) Boas ações, fazer o bem
10) TALMUDE = Conjuntos dos tratados do direito consuetudinário Judaico: São 63 tratados originais e mais alguns acrescentados posteriormente
Há dois Talmude : o de Jerusalem e o da Babilônia. Cada um esta dividido em duas partes ; A Misná ( Os tratados de Direito , propiamente ditos ) e a Guemará ( Jurisprudência )
11) TANACHA =  Nome da biblia como um todo
12) TORÁ = Palavra hebraica para o que os cristãos chamam de Pentateuco
13) ZÔHAR = Principal livro da doutrina cabalistica ; São 24 volumes enciclopédicos
14) SHABAT = Sábado
15) PÊSSACH = Páscoa
16) ROSHE HASHANÁ = Ano novo
17) BÊT = Casa
18) EL = Deus
19) ROSH = Cabeça
20) ÁLEF = Doutrina
21) ISH = Homem
22) ÊSH = Fogo
23) BRIT = Aliança
24) BRIT-MILÁ = Circuncisão 
25) BARA = Criou
26) ELOHIM = Deus
27) HAMAIM = Aguas
28) PARASHÔT = Seções
29?) SOD = Segredo, oculto, místico
30) EMANUEL= Deus conosco


  

Em que dia Jesus nasceu ?

Na manjedoura com Yeshua


A tradição diz que na manjedoura estiveram os pastores, os reis magos e os animais. O que mostra a Bíblia?

E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
            Ora havia, naquela mesma comarca, pastores que estava no campo e guardavam durantes as vigílias da noite o seu rebanho.
            E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
            E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é o Cristo, o Senhor;
            E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.
            E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a D-us e dizendo: Glória a D-us nas alturas, paz na terra. Boa vontade para com os homens ! E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para céus, disseram as pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. Lc 2:6-16

O texto mostra-nos com clareza, que os pastores que estavam no campo, no dia do nascimento do Senhor Yeshua, foram visitá-lo na manjedoura, encontrando lá, José e Maria juntamente com seu filho Yeshua. Então, onde estavam os magos? Aliás, eles eram reis ou magos?

Sobre os magos...

E, tendo nascido Yeshua em Belém da Judéia, no tempo do Réu Herodes, eis que uns magos vieram do Orienta a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido reis dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adora-lo.”  Mt 2:1,2

A Brit Chadashah não declara quantos eram, nem que eram reis. Chamaríamos de fábulas, especulação e ainda acréscimo. Sabe-se que eram sábios, estudiosos das profecias e de astronomia.

Herodes procura matar o menino


A partir do momento em que viram a estrela no oriente, os magos partiram para encontrar o rei Yeshua.
Em Jerusalém houve grande perturbação. Herodes e as autoridades religiosas juntaram-se para descobrir onde e quando haveria de nascer o Mashiach:

E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém com ele.”
E congregado todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando, o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.”  Mt 2:3-8

-         Onde os magos encontraram o menino?

“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Orienta ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, alegraram-se, muito com grande júbilo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mt 2:9-11

Os magos encontraram o menino em casa. Na manjedoura estiveram somente os pastores e não os magos!

A idade de Yeshua

Quando os magos encontraram Yeshua seria Ele um recém-nascido?

“Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.” Mt 2:16

Baseado na informação dos magos, Herodes agiu. Mandou  matar os meninos de dois anos para baixo, procurando neste contingente atingir o menino Yeshua. Portanto quando os magos encontraram Yeshua, em casa, Ele estava perto da idade de dois anos. Como se pode ver, não se tratava mais de um recém nascido. E o que comumente se observa hoje?

Presentes para Yeshua

Era costume ao se visitar um rei levar algum presente. Por ser rei o Senhor foi presenteado, porém a Bíblia não menciona que houve troca de presentes.

E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca veio especiaria em tanta abundância como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.. E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto lhe pediu o seu desejo, alem do que lhe deu, segundo a generosidade do rei Salomão; então, voltou e partir para a sua terra, ela e os seus servos.”  IReis 10:10,13

E sendo rei, o Senhor recebera os presentes destes estudiosos de astronomia.


25 de dezembro ?

É o nascimento do deus-sol-invicto dos pagãos:

Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel, fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. E disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.
E levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. E disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente. Ez 8:12-16

O nascimento de Yeshua, em 25 de dezembro, acaba por fazer com que se dê honra ao deus-sol.
A solenidade do natal foi instituída para substituir as festas pagãs do sol invicto, no solstício de inverno (..) A igreja do oriente sempre celebrou o nascimento de Yeshua no dia 6 de janeiro, na festa da Epifania. No Ocidente sempre foi o dia 25 de dezembro.”        ( Informativo da Diocese de Marília-SP – Ano I – nr 4 – Dezembro/98 Editor: Vanderley Sampaio – http:// www.sampaio.jor.br/nomeiodenos/edic04/04forma.htm )

Os cristão se deslumbraram diante das festas pagãs do deus-sol, celebrados no solstício de inverno, o dia mais curto do ano (21 ou 22 de dezembro, no hemisfério norte). A partir de então, passaram a proclamar, o natal de Jesus no dia 25 de dezembro.
Eles se deram conta de que o Sol vem para dissipar as trevas do coração humano, arrebatar dos túmulos os que jazem na morte e inaugurar uma nova criação repleta de vida, alegria, realização e dignidade, é Jesus.” ( Pe. Carlos James dos Santos, SJ, membro do CCB. http://www.ccbnet.org.br/companhia/comp003mat001.htm )

Em que mês Yeshua nasceu ?




Siga os passos acompanhando o calendário que divide o ano em 24 quinzenas.



1 Nascimento de João Batista:

a)      Zacarias era sacerdote da ordem de Abias:

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel.” Lc 1:5

b)      Davi divide o ano sagrado dos hebreus em 24 turnos ou quinzenas, definindo assim a ordem de cada turma para prestar os serviços do santuário.

E Davi os repartiu, como também a Zadoque, dos filhos de Eleazar; e a Aimeleque, dos filhos de Itamar; segundo o seu ofício no seu ministério.
E os repartiram por sortes, uns com os outros; porque houve maiorais do santuário e maiorais da Casa de D-us, assim dentre os filhos de Eleazar; como dentre os filhos de Itamar.
E saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda, a Jedaias; a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias; a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima a quarta a Maazias.” I Cr 24:3,5,7,18

Observe aqui que, a oitava quinzena, dentro do ano sagrado, cabia ao turno de Abias. Esta estava dentro do mês de Tamuz. Neta quinzena, Zacarias, o pai de João Batista, deveria prestar os serviços.

c)      Zacarias cumpria os serviços no tempo de acordo com sua ordem e, é avisao pelo anjo, que Isabel, sua esposa, ficaria grávida.

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome ela era Isabel.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de D-us, na ordem da sua turma.
Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhes porás o nome de João.”  Lc 1:5,8,11-13

d)      Zacarias voltou para casa, após o término dos serviços e sua esposa concebeu:

“Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:” Lc 1:23

e)      Nascimento de João Batista em fins de Nisã ou Abib

Nascimento do Senhor Yeshua


-         Maria recebeu o aviso de sua gravidez pelo anjo Gabriel. Nesta ocasião, sua prima, Isabel, estava no sexto mês de gestação:
No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de D-us, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de D-us.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Yeshua. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; D-us, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinando não terá fim.
Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês, para aquela que diziam ser estéril.”  Lc 1:26,27,30-34,36

-         Maria fica com Isabel os últimos três meses da gravidez de sua prima.

Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre: então, Isabel ficou possuída pelo Espírito Santo.
E exclamou em alta voz: Bendita é tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!
E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.
A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz,e teve um filho.
Ouviram os seus vizinho e parentes que o Senhora usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.
Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias.” Lc 1:39-43, 56-59

Cumprem-se os dias para nascer o Senhor Yeshua


Seis meses depois do nascimento de João Batista, em Etanim, que é Outubro pelo calendário atual, nasceu Yeshua. Observe no mapa

( pesquisa feita e tirada  dos estudos da congregação israelita da nova aliança  )

Jesus teria nascido em dezembro?

Vamos analizar primeiro o clima

O clima prova que Jesus não nasceu em Dezembro! Vamos ler ( L.C 2:6-8 )

" E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar a luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa mangedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

Como seria o clima, em Dezembro, lá no Oriente Médio ?

"Nesta época inicia-se a estação das chuvas, a considerada estação de inverno, fazendo muito frio. Por isso os pastores tinham seus rebanhos recolhidos e abrigados, e não nos campos. Os pastores tinham um costume entre eles, de enviar as ovelhas aos desertos, por ocasião da pàscoa e recolhê-las no começo das primeiras chuvas..."
As primeiras chuvas começavam em princípios do mês de Marchesvan, que corresponde as partes de nosso outubro e novembro.., por conseguinte o Messias não nasceu em 25 de Dezembro " quando não havia rebanhos no campo" (comentário de Adam clarke, vol3.pag111).
"Durante os tempos que os rebanhos permaniciam fora os pastores velavam por eles dias e noites, todavia as primeiras chuvas caia em meados de Hesvan, que corresponde a príncipios de Novembro.
Ou seja os pastores não poderiam esta nos campos juntos com suas ovelhas em Dezembro pois era um periodo de chuvas e frio, sendo assim não poderiam ter recebido as novas do anjo, sobre o nascimento do Messias nesta data.

Que mês do calendario hebraico corresponde ao nosso Dezembro ?

" Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em quisleu "Zc 7;1

A biblia confirma que havia chuvas neste mês

"Estava todos os homens de Juda´e Benjamim, em três dias se ajuntaram em Jerusalém: era o nono mês, no dia vinte do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de D-us,tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas"  (Edras 10 : 9)

A biblia confirma que havia frio neste mês

"Estava então, o rei assentado na casa de inverno, pelo nono mês: e esta diante dele um braseiro aceso."( Jr 36; 22 )

 Obs: o nono mês chamado de quisleu corresponde ao nosso Dezembro e é por conseguinte no Oriente Médio um mês chuvoso e friento!!

Recenseamento no mês de chuvas ?

Nos dias do nascimento de Jesus César Augusto, convocou, por, decreto, a todos do imperio para que fossem recensear-se:

"Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria
Todos iam alistar-se cada um à sua própia cidade. Jose tambem subiu da Galileia da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ela da casa e familia de  Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida" ( Lc 2 :1-5 )

 Obs : César jamais iria realizar um recenseamento com um clima inadequado para a ocasiâo !!

Fatores a considerar
  • Belém esta a 140 km de Nazaré
  • Belém esta aproximadamente a 250 metros acima de Nazaré
  • As precárias condições das estradas
  • Os meios de transporte disponiveis: camelo ou burrico
Como um governador marcaria uma contagem para uma época assim?

Veja jamas poderia o salvador da humanidade ter nascido em Dezembro, pois os pastores não estavam nos campos pastoreando as ovelhas, este mês e de bastante frio e chuva e também por estas condições Cesar não marcaria o recenseamento do povo, pois as vias expressas estariam danificadas pela ação das em- churradas, e por ser inverno.