quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O verdadeiro culto





O que é culto?

( Lucas 7;36 ao 50) “ convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se á mesa”

Está narrativa de Lucas sobre Jesus na casa do fariseu Simão, se trata de um dos cultos, mas extraordinários que Jesus já participou.



Culto só é culto, quando a sua expectativa esta interessada a expectativa de Deus. Deus esta esperando de você algo mas, ele deseja que você faça a diferença, assim como aquela mulher pecadora na casa de Simão. Ela fez o que ninguém tinha feito, Ela realmente adorou a Jesus, se derramando aos seus pés e oferecendo a ele o melhor de sua vida, enquanto Simão o fariseu não se importou em dar o bom tratamento para Jesus, pois não lhe ofereceu água para lavar os pés e mãos, nem reconheceu a unção que Jesus tinha, quando não o ungiu e nem ao menos o saudou com o ósculo santo o (beijo.)
O culto verdadeiro tem que ser expressivo e não mixuruca, sem força, assim como o culto do fariseu Simão. Veja que Jesus está no culto mas não se manifesta, e é assim em nossas igrejas Jesus esta no culto mas não fala nada, porque ele esta esperando, que alguém na platéia faça algo diferente.
Hoje estamos vivendo as mesmice, as pessoas já vem pro culto sabendo o que vai acontecer o que vão falar,a oferta medíocre que vai dar, o que vai ser pregado, com isto elas não deixam que o espírito santo trabalhe da forma que ele quer. Devemos sair da rotina e mexer com o coração de Jesus.
Deus não quer que sejamos como o fariseu Simão, mas como a mulher que na sua simplicidade fez algo diferente. Deus nós chamou para sermos adoradores e não fariseus, porque os fariseus não se dobram e de certo modo eles não adoram, mas pra chegar na santidade do santo dos santos tem que se dobrar. A mulher vem com o odre e se joga debaixo da mesa e começa a beijar e adorar ao senhor Jesus, enquanto Simão não se dobra e nem o adora. Esta ação da mulher mexe com o coração de Jesus a ponto de ele se abaixar na mesa para falar com a mulher. Veja antes da mulher chegar Jesus esta no culto, mas não se manifesta, pois Simão não faz nada diferente. Mas quando a mulher chega as coisas muda no culto, a atitude dela faz com que Jesus, desça até ela e se manifesta e opere o milagre, que no caso dela era a cura interior o perdão pelos seus pecados.
Sabe porque entramos na igreja e saímos do mesmo jeito que entramos e de vez enquanto até piores?
Porque o nosso culto é um culto sem expressão, sem qualidade, é um culto superficial, não tem profundidade, as pessoas já entram armada no culto e Deus através do espírito santo diz ; abaixe as armas, deixe eu falar contigo, deixe eu tratar com você pessoalmente, faz algo que você nunca fez, diga algo que você nunca disse, que eu me manifeste no seu culto!
O que faz acontecer milagres no culto é a qualidade do seu culto, se a gente entra no culto decidido a impressiona ao senhor, ele não resiste. Jesus fica calado ate que algo fora do script aconteça no culto é a expressão de alguém determinada a não perder a viagem a não perde a chance. Imagine irmão se esta fosse a sua única chance a sua ultima oportunidade, com certeza, você não ficaria calado no culto, mas faria algo diferente.




Os três lugares autorizados por Deus para cultuá-lo

Há dois mil anos atrás só três lugares eram autorizados pra se cultuar a Deus
O primeiro lugar era o lugar onde milhares de pessoas cultuavam a Deus, e este lugar em língua hebraica era chamado de “ BEIT-RAMIGDAS’ ou casa sagrada, no tempo de Jesus era o templo de Herodes.
O segundo lugar autorizado pra se cultuar, era chamado de KEILÁ OU KARROL, que é a sinagoga, a sinagoga era a extensão do templo como se fosse uma congregação da sede.
Na sinagoga centenas de pessoas iam cultuar a Deus.
O terceiro lugar autorizado para se cultuar, era em casa, onde dezenas de pessoas iam adorar a Deus.
Parece que o culto vai se afunilando na primeiro parte milhares de pessoas na segunda parte centenas e na parte mas fina só dezenas de pessoas iam para a casa adorar a Deus.
Toda casa tem que ter pelo menos dois altares!
O primeiro altar é a sua mesa o lugar onde se come, porque quando você senta pra comer, você experimenta todos os dias a provisão, o cuidado e a resposta de Deus na sua vida
A mesa é um altar e o altar é o lugar de aliança. Portanto devemos ter cuidado com quem se assentamos pra comer
O segundo altar em nossa casa é a nossa cama e esta pacto não é de maná, mas pacto de sangue,porque a bíblia diz que o nosso leito tem que ser sem mácula.
O fariseu convidou Jesus para ir em sua casa porque tinha a expectativa, de saber se aquele pregador itinerante de Nazaré era o messias. Então ele chama Jesus para um culto muito particular.
As maiorias das grandes revelações que Jesus entregou pregando não foi no meio de grandes multidões, mas em reuniões de pequenas pessoas, por isso todas as vezes que você chegar em uma reunião de pouquinha gente fique ligado, porque é Deus querendo falar com você, é Deus querendo ministrar algo só pra você!
Poderia dizer também, que culto significa núpcia e pra muita gente que não sabe, Deus é casado e quem diz isso é o profeta Oséias. Ele diz que Deus tem uma esposa e a sua esposa é israel. O aposolo João também diz que Deus é casado lá em apocalipse. João em sua visao, vê uma mulher e um dragrao, o dragao quer matar a mulher e esta foge de sua presença e vai para o deserto. Mas o dragao vai atrás dela e lá no deseto a mulher vence o dragao, porque a mulher está grávida e da a luz a um filho. toda fúria do dragão em relaçao a mulher é porque ela está grávida. Está é uma linguagem simbólica, o dragão é Satã a mulher é a esposa de Deus e o filho que está no ventre da mulher nada mas é do que, aquele que tem poder, para, esmagar a cabeça do dragrão. Então Deus engravida Israel quando este cultua com ele. Porque o culto é uma núpcia. E se o culto é uma núpcia entao há um relacionamneto entre a esposa e o esposo e o que é a semente? A semente é o poder de Deus, de gerar no homem aquilo que não existe nele.Quando Israel cultua a Deus, Deus desce no culto, e semea a palavra profética e Israel vai ficando grávida das profecias do salvador.

Nenhum comentário: