quarta-feira, 29 de junho de 2011

Elias no céu?

Carro de fogo ou redemoinho?
Em algumas bíblias o título, fala sobre a suposta subida de Elias ao céu, mencionando o seguinte tema " Elias é elevado ao céu num carro de fogo" como já podemos observar só pelo título não há coerência.É certo que em muitas traduções, encontramos algo um pouco melhor como esta" Elias é elevado ao céu" Esta tradução é a mas coerente com o versículo bíblico de ( 2 Reis 2.11) "E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho"
fica bem claro que não foi num carro de fogo que o profeta foi transladado mas sim num redemoinho.
muitos erradamente talvez, por não prestar atenção no texto ,pregam que Elias foi elevado ao céu num carro de fogo! carro de fogo nos da uma impressão, de algo sobrenatural, nos levando a uma dimensão sobre natural, mas na verdade o papel do carro de fogo não foi nada alem do que simplesmente separar Elias de Eliseu, ou seja o fogo passou entre os dois e lançou um pra cada lado.
Elias subiu ao céu?
Quando a bíblia fala que Elias subiu ao céu, não é propriamente o terceiro céu, onde se localiza a morada de Deus, mas sim ele foi elevado ao céu. veja o céu esta no singular, e isto significa que este céu é o primeiro céu aonde se localiza os pássaros, ele não passou de nossa atmosfera. mas na bíblia existiu um homem que foi em espirito ao terceiro céu o paraíso ( 2 corintios 12.2) conheço um homem em Cristo que há quatorze anos( se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.) entenda Paulo foi ao céu dos céus.
Jesus diz que foi exaltado acima dos céus,( Efésios 4.10)" aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas" veja Jesus subiu acima de todos os céus e isto significa que há vários céus e não somente um! E o que existe acima destes céus? vamos ler Hebreus (7.26)" é de um sumo sacerdote como este que precisamos, santo ,inocente, imaculado, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus" Jesus foi exaltado acima do terceiro céu enquanto Elias foi ao céu e não céus. " Elias subiu ao céu" ele só foi ao primeiro céu. existe um primeiro céu que é o que nos podemos ver de imediato, tem ainda o segundo céu que ao olho nu nos não podemos ver mas só através de telescópio é o universo e ainda o terceiro céu é algo que ninguém pode ver da terra. mas o que aconteceu com Elias? vamos ler ( hebreus11.5,ao 13)" pela fé enoque foi transladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o transladara; visto como antes da sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. ora sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, é galardoador daqueles que o buscam. pela fé noé foi divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e para salvação da sua família, preparou a arca. Pela fé abraão sendo chamado obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu; sem saber para onde ia. pela fé habitou na terra da promessa, como peregrinos morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com eles da mesma promessa. porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artificio e construtor é Deus. Todos estes morreram na fé, sem terem recebidos a promessas, mas vendo-as de longe crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros na terra."
o texto que lemos diz que " todos estes morreram" e quem são todos estes? estes são: Moisés, Abraão, Noé, Enoque,Sara, Isaque,jaco, inclusive Elias. Todos estes morreram e ainda esperam uma pátria ( hebreus 11.14,16) porque os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. mas agora desejam uma melhor, isto é a celestial. pelo que também Deus não se envergonha deles de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade"
Hebreus 11. 40) " provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoado" O texto fala "Eles" eles são todos os patriarcas e os profetas do antigo testamento, fica bem claro que todos eles morreram e que sem nós eles não serão aperfeiçoados, ou seja eles estão aguardando a vida do senhor que a todos nós ira galardoa( 1 tessalonicenses 4.14,15) " porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornara a trazer com ele. Dizemos-vos,poi isto, pela palavra do senhor: que nós os que ficarmos vivos para a vinda do senhor, não precederemos os que dormem" porque o mesmo senhor descera do céu com alarido e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus e os que morreram em Cristo ressuscitaram primeiro. depois nós o que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o senhor nos ares e assim estaremos sempre com o senhor"
veja ninguém vai na frente de ninguém, todos juntos encontraremos com Cristo nos ares. por isso Cristo é chamado de o primogênito dos mortos na bíblia(Colossenses 1.15,18)" o qual é a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação. e ele é a cabeça do corpo da igreja: é o principio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência"
toda a honra foi designada ao nosso senhor Jesus cristo e ninguém subiu ao céu senão o que desceu do céu. Se Elias ou Enoque foram para o céu antes de Jesus, então Jesus não seria a primícia dos que dormem.
( João 13.13) " ora ninguém subiu ao céu, a não ser o que desceu do céu o filho do homem" Para provar isto vamos ler (Efésios 4.8)" por isto foi dito:subindo ao alto levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens"
O que aconteceu realmente com o profeta Elias é que Deus para o livrar das mãos de Jezabel que era mulher do rei Acabe. mas voltando ao texto de (2 reis 2.11) entendemos que redemoinho é diferente de carro de fogo, pois Elias foi elevado num redemoinho, redemoinho são ventos fortes, é o ar em movimento. sabemos que o redemoinho não passa de nossa atmosfera, pois fora desta não existe ar. Então entendemos o motivo pelo qual levou os servos de Elias há insistir em procura-lo entre os vales e montes de Israel, ainda que sem sucesso. o motivo que levou os homens a procurar pelo profeta foi simplesmente o fato de eles virem o redemoinho o levando não para cima, ma para os lados em direção aos montes. (2 reis 2.16)" e disseram-lhe; eis que com teus servos há cinquenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar o teu senhor; pode ser que o elevasse o espirito do senhor e lançasse nalgum dos montes, ou vales."
O profeta Elias foi na verdade arrebatado não para o céus, mas foi levado pelo Espirito para outra cidade, e depois morreu como outro qualquer. Antes de morrer Elias após 12 anos do seu arrebatamento, ainda escreveu uma carta para o rei Jorão, estando Eliseu já, exercendo o seu ministério profético em Israel (2 cronicas 21.12)" então lhe veio um escrito um escrito da parte do profeta Elias, que dizia: Assim diz o senhor, Deus de Davi teu pai; porquanto não andaste no caminho Josafá teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá" veja que se Elias estivesse já no céu, jamais, poderia de forma alguma escrever uma carta depois de 12 anos para alguém

Nenhum comentário: