segunda-feira, 2 de maio de 2011

Inferno ou lago de fogo?





Céu ou inferno? Esta é a pergunta colocada pela maioria das religiões aos homens, quando pretende uma decisão no campo espiritual.
A um grande equívoco nesta questão que , inclusive, envolve a doutrina pagã da imortalidade da alma e que também busca aniquilar o ensino da ressurreição.
A palavra inferno que aparece nas versões da bíblia, infelizmente, não é um termo adequado e acaba por misturar as coisas; ora inferno significa sepultura, ora quer dizer  fogo eterno.
Vamos nos ate nesse estudo aos termos Seol e Hades, que aparecem nos originais hebraico e grego, das sagradas escrituras e dos escritos da brit-chadasha, para chegarmos a uma comprenção maior.

" Muita confusão e compreensão errônea foram causadas pelo fato de os primitivos tradutores da bíblia terem traduzido persistentemente o termo hebraico seol e os termos gregos hades e geena pela palavra inferno" ENCYCLOPEDIA AMERICANA -1942-VOL.XIV,PG.81)
Geena esta´associada com fogo e castigo , mas hades refere-se a sepultura, ou lugar dos mortes
TODOS os que ressuscitarem na segunda ressurreiçaõ serão julgados perante o grande trono branco e serão lançados no lago de fogo, para o castigo eterno da segunda morte. Lá estará também o diabo e seus anjos
Neste lago de fogo, finalmente serão destruídos a morte e o inferno, ou Hades/Seol; E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. está é a segunda morte( Apocalipse 20.14)

HADES = Palavra grega significa sepultura e corresponde a seol do antigo testamento ou o  ( tanach) e aparece 11 vezes no novo testamento ( Mateus 11.23) ( Lucas 10.15) ( Atos 2.27) ( 1 Corítios 15.55) ( Apocalipse 1.18)

Geena = o lugar era usado para a incineração do lixo de Jerusalém e aonde também se lançavam os corpos de animais mortos.
esta palavra deriva do hebraico  gê (ben) (benê) hinõm , o vale dos filhos de hinnom( Josue 15.8) ;18.16) onde as crianças eram sacrificadas pelo fogo, atendendo a rituais pagãos ( 2Reis 23.10) ( 2Cronicas 28.3)
Portanto geena tem haver com punição ou castigo, já inferno tem haver com sepultura ou morte.

1) Qual é o estado e para onde vai os homens após a morte?

a) Fica dormindo, inconsciente; " Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles tem jamais recompensa, mas sua memória ficou entregue ao esquecimento.. tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais , não há obra, nem indústria, ciência, nem sabedoria alguma ( Eclesiaste9.5.10) "

b) Para a sepultura, hades ou seol " Sai-lhes o espírito e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos" ( Salmos 146.4)

Não vós maravilhes disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz "
( João 5.28)

A crença de que o homem recebe a recompença logo após a morte, dá origem a que outras hheresias?

A idolatria e o espiritismo. O entender que os santos quando morrem vão para o céu, deu margem para a veneraçaõ dos mortos, como é o caso do catolicismo romano, que por sua vez herdou tal heresia dos antigos pagãos. O surpreendente é que a influência desta doutrina pagã ganhou amplo espaço nas religiões oriundas da reforma protestante, assim como no espiritismo.
Os mortos serão recompensados ou seja receberam garladões segundo as escrituras, mas estão esperando por nós ( Hebreus 11.13.3940) " Todos estes morreram na fé sem terem recebido as promessas, mas vendo-as de longe crendo nelas, e abraçando-as confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra, e todos estes tendo testemunho pela fé não alcançaram a promessa, provendo Deus algo melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados)
( Lucas 14.14) " é serás bem aventurado ; porque eles não têm com que to recompensar ; mas recompensado serás na ressurreição dos justos"

Cristo é o primeiro dos que dormem a ressuscitar

' Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que  dormem ( 1 Coríntio 15.20 ao 23)

Nenhum comentário: