quinta-feira, 14 de abril de 2011

Jesus teria nascido em dezembro?

Vamos analizar primeiro o clima

O clima prova que Jesus não nasceu em Dezembro! Vamos ler ( L.C 2:6-8 )

" E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar a luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa mangedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

Como seria o clima, em Dezembro, lá no Oriente Médio ?

"Nesta época inicia-se a estação das chuvas, a considerada estação de inverno, fazendo muito frio. Por isso os pastores tinham seus rebanhos recolhidos e abrigados, e não nos campos. Os pastores tinham um costume entre eles, de enviar as ovelhas aos desertos, por ocasião da pàscoa e recolhê-las no começo das primeiras chuvas..."
As primeiras chuvas começavam em princípios do mês de Marchesvan, que corresponde as partes de nosso outubro e novembro.., por conseguinte o Messias não nasceu em 25 de Dezembro " quando não havia rebanhos no campo" (comentário de Adam clarke, vol3.pag111).
"Durante os tempos que os rebanhos permaniciam fora os pastores velavam por eles dias e noites, todavia as primeiras chuvas caia em meados de Hesvan, que corresponde a príncipios de Novembro.
Ou seja os pastores não poderiam esta nos campos juntos com suas ovelhas em Dezembro pois era um periodo de chuvas e frio, sendo assim não poderiam ter recebido as novas do anjo, sobre o nascimento do Messias nesta data.

Que mês do calendario hebraico corresponde ao nosso Dezembro ?

" Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em quisleu "Zc 7;1

A biblia confirma que havia chuvas neste mês

"Estava todos os homens de Juda´e Benjamim, em três dias se ajuntaram em Jerusalém: era o nono mês, no dia vinte do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de D-us,tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas"  (Edras 10 : 9)

A biblia confirma que havia frio neste mês

"Estava então, o rei assentado na casa de inverno, pelo nono mês: e esta diante dele um braseiro aceso."( Jr 36; 22 )

 Obs: o nono mês chamado de quisleu corresponde ao nosso Dezembro e é por conseguinte no Oriente Médio um mês chuvoso e friento!!

Recenseamento no mês de chuvas ?

Nos dias do nascimento de Jesus César Augusto, convocou, por, decreto, a todos do imperio para que fossem recensear-se:

"Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria
Todos iam alistar-se cada um à sua própia cidade. Jose tambem subiu da Galileia da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ela da casa e familia de  Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida" ( Lc 2 :1-5 )

 Obs : César jamais iria realizar um recenseamento com um clima inadequado para a ocasiâo !!

Fatores a considerar
  • Belém esta a 140 km de Nazaré
  • Belém esta aproximadamente a 250 metros acima de Nazaré
  • As precárias condições das estradas
  • Os meios de transporte disponiveis: camelo ou burrico
Como um governador marcaria uma contagem para uma época assim?

Veja jamas poderia o salvador da humanidade ter nascido em Dezembro, pois os pastores não estavam nos campos pastoreando as ovelhas, este mês e de bastante frio e chuva e também por estas condições Cesar não marcaria o recenseamento do povo, pois as vias expressas estariam danificadas pela ação das em- churradas, e por ser inverno.

 

Um comentário:

Tem dias... disse...

Parabéns mano, nos precisamos ter um lugar para pesquisar e debater sobre a teologia, que bom que você está se dedicando a isto, DEUS seja contigo, amém!! bjo grande.