quinta-feira, 14 de abril de 2011

A igreja e sua origem

A importância da igreja no quesito salvação 

No início do século xx as pessoas estavam deturpando o valor até do nome igreja!
Igreja vem do grego " Eklesia" ou Hebraico Kairos  e significa reunião de pessoas ou congregação.
Os católicos aplicam a palavra igreja para prédios, templos decorados por ouro, assim como a Basílica de São Pedro em Roma.
Os Testemunhas de Jeová  se apresentam assim como TJ  em vez de igreja !
A igreja adventista   do sétimo dia, usa esse termo errado pois quando se fala adventista do sétimo dia parece que eles estão esperando pelo advento do sétimo dia e não pela vinda do senhor. Igreja na bíblia não é o  nome.
 Há ainda pessoas que chamam a igreja de últimos dias. veja não são nomes adequados,  devemos ter cuidado a igreja ela é de Deus.

O bispo deve cuidar bem da igreja assim como se fosse a sua própria casa. 

" Não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
( 1 Timóteo 3; 4, )   essa é a igreja de Deus.

Se pensarmos bem a essência da igreja já existia antes mesmo de Cristo !
A palavra (Eclésia) que significa congregação já existia no antigo testamento. A igreja sempre foi plano de Deus, por isso Ele faz a igreja conhecida inicialmente de ( congregação )
Vamos ler o livro de (Atos 7;38) " É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir

 ( Hebreus 12; 23) " e igreja dos primogênitos arrolados nos céus e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados "
Muitos pensam que Jesus veio fundar a igreja, mas na verdade isso é uma interpretação errada das escrituras.
Cristo veio ser um instrumento de Deus para renovar ou reconstruir algo que já existia desde a época de Moisés a congregação do deserto. Esta congregação foi destruída e se espalhou pela terra por causa dos reis  e maus líderes que governaram a nação israelita.
A igreja de Deus ficou em ruínas conforme registra o profeta.
 ( Amós 9,  11 )  " naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei suas brechas; e levantando-o das ruínas; restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidades
Na  tradução da bíblia inglesa existe o termo (novamente) que em português significa  reedificarei.
( Atos 15; 16 ) " Depois disto voltarei e  reedificarei o tarbenáculo de Davi que esta caído...."
 Veja que fica confirmado no novo testamento, que a igreja ou congregação seria reconstruída.
Muitos acham que a igreja começou a existir naquela passagem de Mateus 16 ; 18

( Mateus 16 ;18 )" Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerá contra ela "
Na verdade aqui Cristo não está dizendo que veio fazer a igreja ou funda-la, mas sim reconstruir-la, até porque a igreja já existia e foi fundada pelo próprio Deus.
Deus não iria abandonar o seu povo para sempre, os israelitas sendo congregação de Deus iria, de novo refazer a igreja. Então como seria a maneira que Deus usaria para refazer a igreja ?

( Zacarias 6;12 ) "E dize-lhe; Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é renovo ; Ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor "
O Templo no seu significado simboliza o povo ou igreja do Senhor!
( 1coríntios 3;16,17) " Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá porque o santuário de Deus que sois vós é sagrado"
ou seja a profecia diz que o templo de Deus é o povo de Deus !
( Jeremias 23, 5 ) " eis que vem dias em que levantarei a Davi um renovo justo; e rei que é, reinará e agirá sabia-mente e executará o juízo e a justiça na terra" Tanto em Jeremias como em Zacarias Deus esta dizendo que usaria um renovo.
A profecia na verdade fala o nome deste homem, que em português é renovo mas em inglês você encontra a palavra " ramo " que seria o mas certo para esta linha de raciocínio pois aqui está a dica para encontrarmos o caminho certo da interpretação de( Mateus 16, 18 )
 A igreja seria reconstruida por um homem que tem o nome de "ramo".
Vamos perguntar de onde este ramo vem ? leia Jeremias 23, 5
A palavra Ramo em inglês esta escrita em letras maiúscula, e fica claro no texto acima citado, que este ramo viria de Davi e seria justo e faria julgamento. o texto fala de templo, mas esta referencia aqui não se trata de um templo físico de Israel, nem de edifícios pois a igreja física já existia na época de Jesus, você vai ver Jesus no templo. O Homem cujo nome é ramo é o próprio Jesus
 ( Apocalipse 22;16 ) " Eu Jesus, enviei o meu anjo para vós testificar estas coisas as igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi a brilhante estrela da manhã
( Salmos 147; 2) " O Senhor edifica Jerusalém. congrega os dispersos de Israel "
Então o que seria construído é Jerusalém como o povo que foi disperso.
( Mateus 15, 24 ) " Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel" O interesse real de Jesus era ajuntar a congregação de novo, a intenção de vinda de Jesus, era construir a congregação de Israel. só que desta vez a igreja não seria mas prejudicada caso um lide justo morresse. Não iria mas acontecer como na congregação do deserto por causa da promessa, feita em Mateus por Jesus  que a igreja  seria indestrutível. A palavra porta do inferno ( grego Hades, literal  o lugar dos mortos ) freqüência usada para indicar o poder da morte. Mas Jesus ao citar este termo esta indicando, em si mesmo que a morte não podia mas destruir a igreja e impedir o seu progresso. Obs ;  Mesmo que algum lider bom morrer a igreja continuará a existir, pois agora ela esta edificada sobre Cristo a pedra fundamental.
Então Jesus tem que ajuntar as  ovelhas, agrupar os perdidos e refazer aquela igreja dos tempos dos Israelitas. A igreja já existia nos tempos de Moisés mediante o pacto
( Êxodo 12.2 ) " Este mês vós será o princípio dos meses, este vós será o primeiro dos meses do meses do ano " Aqui neste texto , Deus esta começando a história da congregação de Deus é aqui no primeiro mês do primeiro ano que tudo começa, ou seja a igreja começou depois que o povo Israelita saiu do Egito.
A história da igreja já começou a existir na época de Moisés mas claro que uma tragédia aconteceu. Mas Deus usou o seu filho para começar a reconstruir aquilo que tinha começado a fazer.
( Deuteronômio 18;15 ) " O SENHOR teu Deus te despertará um profeta do meio de ti de teus irmãos como     eu ; a ele ouvireis. " Veja Deus faz um pronunciamento profético sobre a vinda do seu filho já naquela época.

Vamos meditar sobre o texto de (Mateus 16; 18 )

Quando Jesus disse a Pedro essas palavras " tu és Pedro e sobre está pedra edificarei a minha igreja "
não é de Jesus estas palavras, mas o próprio pai que é Deus estava ali, conversando com Pedro.
A primeira pessoa nesta situação é Deus, Pedro é a segunda pessoa e a rocha viva que é  Jesus passa a ser nesta conversa a terceira pessoa do singular,  nesta forma simbólica. Se cristo estivesse falando dele ele diria sobre mim eu edificarei a igreja. Mas aqui esta frase está se referindo a terceira pessoa do singular ' ele " ela, está "
Quem esta falando é o pai através da boca do filho, pois tudo o que o filho fala não é dele mesmo, mas daquele que o enviou.( João 12;50)  O pai é quem vai reconstruir aquela igreja que foi destruída.

A igreja é de Deus

Deus é o edifica-dor daquela congregação, Jesus é o filho de Deus
( Hebreus 3; 4 ) " Pois toda casa é estabelecida por alguém mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus."
Fica claro que toda casa é construída por homens, mas quem é o construtor realmente é Deus. Digo isto porque somos posses de Deus. Ainda que você construa um casa, com os seus recursos e materiais, na verdade foi Deus que deu tudo ex: a saúde e inteligência a  saúde a prosperidade.
O apóstolo Paulo diz que quem edificou de fato a igreja foi Deus da forma espiritual.
A rocha é cristo representa a sustentação da obra.
( Atos 4; 11) " Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores a qual se tornou a pedra angular"
( 1 Coríntios 3; 11) " Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Cristo"
A Expressão " minha igreja " mostra posse, mas a interpretação certa é que a igreja é de Deus. Vamos seguir esta linha de pensamento  ex; digamos que estamos construindo uma ponte, esta ponte foi feita por nós! Mas acontece que logo vão dizer que aquela ponte foi construída pelo presidente tal.  Mesmo que muitos funcionários estejam trabalhando na construção daquela ponte o mérito sempre vai ser para o célebre que arquitetou a abra e não para quem esta construindo. E se isso acontece com os homens muito mas com Deus.
As vezes o que me deixar confuso em meus pensamentos por exemplo é a igreja que se chama igreja católica  apostólica romana, sabendo que a igreja autêntica é a de Jerusalém e não de outro lugar qualquer , como pode os romanos ter esta pretensão de serem o centro da atenção ou do cristianismo ou da igreja sede !
Nunca houve nos ensinamentos de Jesus os nomes de lugares, mas o nome de Deus. Veja quando a igreja chegou em coríntios ela foi chamada igreja de Deus e não de coríntios
( 1 Coríntios 1 . 2) " A igreja de Deus que esta em corínto , aos santificados em Cristo JESUS chamados santos com todos os que em todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso senhor"
Veja que não existe nenhuma preferência pela igreja de Roma, nem versículo que tenha referência a este nome. Não tem nenhuma igreja que pertence a um nome de alguém local mas todas são igrejas  de Deus.    

                      o papel de Cristo na igreja

Cristo é o cabeça mas não o dono pois Deus é o proprietário de toda a igreja ( Efésios 21 , 22) " Acima de todo o principado e poder e potestade e domínio e de todo o nome que se nomeia, não só neste século mas também  no vindouro e sujeitou todas as coisas a seus pés e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.

Nenhum comentário: