sábado, 16 de abril de 2011

É obrigatório dar o dízimo hoje ?

Hoje em dia vemos muitas controversas a respeito, do ato de dizimar nas igrejas. Mas em meia tanta confusão, quero ressaltar, a diferença da palavra Dizimo e Dízima.
Dizimo é a décima parte de qualquer coisa menos dinheiro e já Dizima é a décima parte de uma contribuição ou renda financeira, que sempre esta relacionado ao dinheiro, esta palavra faz parte da matemática, enquanto o dizimo própria mente dito esta relacionado, a alimentos, plantações e cerias ou mantimentos e não é dinheiro em si. As pessoas são levadas a dar o seu dinheiro porque não procuram estudar as escrituras, como analisar o porque disto, em que época era isto, o pra que  do dízimo, e ficam assim nas mãos de lideres, que enchem os seus bolsos com o dinheiro dos fiéis! Vamos analisar o porque do dizimo e pra quem era dado no antigo testamento. " Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelos serviços que prestam, na tenda da congregação" ( Números 18 ;21 ) Vejam que foi Deus quem ordenou o povo de Israel a dar os dízimos a tribo de Levi.
Em primeiro lugar, quero dizer que este mandamento foi para o povo Judeu lá no antigo testamento e não para os gentios.
Segundo ponto, o dizimo servia para manter os Levitas, que era uma classe de sacerdotes que não podiam trabalhar para se auto sustentar, tendo assim que ser mantidos com o dizimo das outras tribos.
Em terceiro lugar ainda dentro deste versículo que acabamos de ler, o ato de dizimar, era na verdade como se fosse uma paga aos levitas pois só Eles podiam ter acesso ao lugar chamado santo dos santos para ali sacrificar a Deus  em pro do perdão de toda a nação de Israel. Vejam Deus deu os dízimos como retribuição, aos Levitas  pelo trabalho prestado no templo.

O dizimo não era dinheiro,

 ( Números 18.27 ) Essa contribuição será considerada equivalente a do trigo tirado da eira e do vinho.  assim, vocês apresentaram uma contribuição ao senhor de todos os dízimos recebidos dos Israelitas" ( Números 18.12 ) " Dou a vocês o melhor azeite e o melhor vinho o melhor trigo que eles apresentarem ao senhor como primeiros frutos da colheita. "
Como eu já disse dizimo é a décima parte de qualquer coisa menos dinheiro!

O dízimo é um mandamento da lei

Sabemos que a lei é severa e serve de ( AIO ) que no grego significa ( paidagogos) o aio foi uma função única nas antigas famílias gregas e romanas. ( Gálatas 3.24 ) " assim a lei foi nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sobre o controle do tutor" É interessante o que o apostolo Paulo cita sobre a lei, pois não vivemos mas sobre as ordenanças das leis cerimonias, como por exemplo a lei cerimonial do dizimo. Então a lei era como se fosse uma ama-seca, que cuidava dos bebes até que surgia a figura da governanta para educar os filhos do patrão, O que eu estou dizendo é que a lei é severa para ensinar, assim como uma governanta. Mas o que acontecia, quando uma criança desobedecia a governanta? Certamente a governanta botava a criança de castigo e aplicava-lhe até palmatorio, assim também era a lei, só que no caso de desobediencia da lei, muitas vezes o castigo era até a morte! Por isso que o povo Israelita tinha que obedecer a lei do dizimo, para não morrerem.
Quem pratica a lei tem que cumprir todo os mandamentos dela, pois quem falhar ou tropeçar em um só ponto se torna culpado de todos. ( Tiago 2.10) quem vive na lei corre um grande risco, de ser amaldiçoado! porque ninguém consegue cumprir toda lei,. ( Deuteronomio 28.15 )

Pontos a considerar

O Dizimo era levado, a casa do tesouro, lugar este que ficava nos fundos do templo de Salomão
Hoje em dia o dizimo muitas vezes fica no bolso ou na conta bancária do líder da igreja!
Antigamente o sistema de Israel, funcionava como se fosse um templo estado, ou seja o templo é que sustentava o estado Israelence.
Hoje em dia não é mas assim
Devemos também observar que em (Malaquias 3.10) que é usado frequentemente nos púlpito das igrejas pelos lideres religiosos, para cobrar o dizimo dos fieis,que Deus esta falando diretamente neste versículo com os lideres do templo, que não estavam repassando o dizimo para ajudar aos mas necessitados,pois quem empresta ao pobre faz um favor a Deus. O senhor esta indignado com os lideres que por sua vez estavam roubando aquilo que era para o mantimento. Desde o início do livro do profeta Malaquias Deus esta se referindo diretamenta aos sacerdotes e líderes do templo. Muitos tem se equivocado e usado o versículo 3.10 isoladamente, e sabemos que um texto sem o contexto vira um pretexto.
E interessante ainda comentar que muitos ao cobrar o dizimo do povo hoje em dia, só cumpri a primeira parte do versículo, a ordem de trazer, mas a parte b do versículo está esquecida, a qual é "para que haja mantimento" ou seja damos o dinheiro, mas quem só se beneficia é o líder, pois não a mantimento na casa.
Quero que vocês entendam que no livro de Malaquias Deus está falando contra os lideres, pois estavam dando o de pior e desonrando a Deus, além de roubarem o povo. ( Malaquias 1.7) ( Malaquias 2.1)
 Espero que tenha ficado claro que o dizimo é da lei e nos não vivemos mas nas leis cerimonias, ( Romanos 10.4) " Porque o fim da lei é Cristo para justiça de toda aquele que crê"
Jesus é a nossa salvação e não a lei de Moisés, pois esta lei não serviu para aperfeiçoa ninguém
( Hebreus 7.11 ) " Se portanto a perfeição houvera sido mediante ao sacerdócio Levítico ( pois nele baseado o povo recebeu a lei que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sarcedote, segundo a ordem de Melquisedeque e que não fosse contado segundo a ordem de Araão?" Pois quando se muda o sarcdócio necessariamente há também mudança na lei"
Veja o que Paulo nos mostra, quando se refere ao sacerdócio Levitico, simplesmente está dizendo também sobre a lei dos dizimos e a conclusão que Ele chega é que esta lei do dizimo e outras cerimonias não foram suficientes para nos salvar e que de fato, foi necessário levantar outro sacerdote a qual é Cristo é que também somente a fé nele nos salvaria. Já que mudou o sacerdote, mudou também a lei do dízimo.
Já que Israel não há mas levitas sacrificando pelo povo pois Cristo de uma só vés morreu por nos, porque pagar dizimos? Até porque Jesus veio de outra tribo a de Juda e pelo que eu sei esta tribo não cobrava dizimos, pois não prestavam serviços no altar ( Hebreus 7.13)
Em Cristo foi revogada a lei ( Hebreus 7.18)
Vejam os Dízimos eram alimentos como ja falei e olha o que acontece com quem cobra ao povo o dizimo !
( Hebreus 13.9) " Não vois deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é esta o coração confirmado com graça e não com alimentos pois numca tiveram proveito os que com isso se preocupam" Veja, os lideres se preocupavam em cobrar o dizimo que são alimentos, mas esqueciam de ter um coração firmado na misericordia, na graça de ser salvo e de ajudar ao necessitados.
Possuimos um altar do qual não tem direito de comer os que ministram no tarbenáculo.( Hebreus7.10 )
Claro irmão que devemos ajudar e cooperar com a manutenção da obra de Deus mas com ofertas voluntárias ( ( Hebreus 13.16)
Agora espero que tenha ficado claro que não se faz necessario a obrigação do dízimo pois somos gentios e a ordem foi para a nação Israelita " vos toda a nação " veja que esta frase do versiculo de Malaquias 3.10 está no singular e não no plural " nações"

35 comentários:

Anônimo disse...

Antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro. A Bíblia diz em Provérbios 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.”
Que parte do nosso salário pertence a Deus? A Bíblia diz em Levítico 27:30 “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.”
Dar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida. A Bíblia diz em Deuterenômio 14:22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”
Como era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.”
Cristo aprovou o dízimo. A Bíblia diz em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”
Que diz Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”
De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuterenômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”
Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário? A Bíblia diz em Salmos 96:8 “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.”
Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando-Lhe. A Bíblia diz em Malaquias 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.”
Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? A Bíblia diz em Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”
Dá com alegria como quem quer agradar a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
Deus diz que o que damos deve reflectir com honestidade o que recebemos. A Bíblia diz em Deuterenômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”

Paulo Soares disse...

obrigado por deixar a sua opinião sobre este assunto. mas se vc observou eu não estou contra o dizimo, é bíblico, mas foi instituído para um povo chamado Israel, só entendo que era um sistema da lei de Moisés. outro ponto que vc disse é que dar o dizimo é o mesmo que dizer que Deus ´tem a primazia, mas isto não procede pois pra Deus ser o primeiro, não significa que temos que dar o dízimo, este argumento não me convence! o que precisamos é aceitar a Cristo e entregar a nossa vida pra ele, dar a vida a jesus não é dar dinheiro para a igreja ou religião. vc também usou textos isolados como provérbios sobre as primícias, ora meu amigo eu concordo que devemos honrar ao senhor com as primícias, mas até então, primícia significa os primeiros frutos,que nos dias de hoje,seria tirar o primeiro dinheiro recebido para a obra de Deus, certo? mas em nenhum momento provérbios fala da décima parte os 10%. então este texto não fala de quantia estipulada. vc pode honrar ao senhor com qualquer valor até mais de que 10%, desde que seja separado antes de usá-lo, para outras coisas! isto é primícias e não dízimos que é a décima parte.
como eu afirmo a lei Levítica foi revogada. foi nesta lei que surgiu a exigência do dízimo,( levítico 7.11) " se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio Levítico( visto que em sua vigência o povo recebeu a Lei) então fica claro que inclusive a lei do dízimo foi recebida pelo povo durante o periodo Levitico. mas em seguida Paulo nos ensina que , se esta lei fosse perfeita não haveria necessidade de se levantar outro sacerdote não da tribo de Levi que toma os dízimos do povo, mas de outra tribo de que não se toma dízimo ( mudando o sacerdócio necessário mudança de lei" ( hebreus 7.12) o que eu afirmo ´e que está lei do dízimo foi revogada ( hebreus 7.18) a ordenança anterior foi revogada, porque era fraca e inútil( pois a lei não aperfeiçoa coisa alguma )

Paulo Soares disse...

O MEU ESTUDO FALA QUE NÃO É MAS OBRIGATÓRIO DAR O DÍZIMO! não sou contra dar ofertas honrar ao senhor com nossas primícias isto é justo, ajudar a obra de Deus é bíblico e justo, porque por mas que eu der algo não poderia pagar o que jesus fez por mim na cruz. Amigo vc usou o texto de Corintios para dar base sobre o dízimo.( 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” mas deixem-me dar mia opinião! este versículo isolado não serve para dar base sobre o dízimo, muito pelo contrário Paulo aqui fala sobre contribuição voluntária de coração. Já a lei do Dízimo é uma ordem, aonde as pessoas eram obrigadas a pagar aos levitas, por trabalhos de sacrifícios a qual eles realizavam no templo em prol do povo Israelita. em corintios Paulo está falando de ofertas voluntárias aonde o membro da igreja não poderia ofertar com tristeza e nem serem constrangidos ou coagidos pelo pastor a dar o dinheiro! ou seja o dízimo já não fazia parte da igreja primitiva, mas as ofertas para a manutenção da obra de Deus sim. A diferença é que enquanto antigamente as pessoas, pagavam o dízimo obrigadas pela lei moisaica, no nova aliança as pessoas,contribuem conforme o que Deus lhes proporcionava e de coração. também vc usou Malaquias 3.9,10) vocês estão debaixo de maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando" se vc pode observar o profeta se refere a nação Israelita e não a todas as nações, " a nação toda" e não todas as nações! Deus está aqui falando com os Judeus e não com todas as pessoas da terra! está ordenança era para aquela época e para a nação Israelita! ( tragam o dizimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa" Israel tinha em seu sistema politico, governamental algo chamado ( templo estado) ou seja a nação era ajudada com os dízimos que por sua vez ficavam na ( casa do tesouro). hoje em dia o dízimo fica na conta bancária de muitos lideres ou no bolso. antigamente, deveria ter mantimento no templo para ajudar ao órfã e ao pobre! hoje se toma dízimo do povo mas só para seus próprios benefícios e não há mantimento para o povo. A bíblia é bem clara quando ensina que para se tomar o dízimo do povo, o tal homem deveria ser da ordem de sacerdotes Levítica, ou seja não é qualquer um que podia cobrar os dízimos, só os levitas descendentes reais da tribo de LEVI . como pode então hoje em dia alguém achar que tem essa autoridade de tomar dízimo do povo. se está ordem foi dada somente a quem era Levita. enfim quero encerrar por aqui . mas qualquer dúvida estarei, disposto a responder fique na paz

Claudomiro disse...

teologo Paulo Soares é inclivel como vc insiste na ideia de que,
não é preciso sacrificio pra alcansar a Cristo,
pq toda lei de sacrificio foi abolida e agora estamos sob a graça de Cristo
e ta tudo certo né
mas se fosse assim como tu diz
então pq a porta ainda continua estreita
eu acredito que suas teorias servem de ilusão as pessoas
parece mostrar um monte de verdade
mas na verdade é um monte de mentira que leva ao caminho largo
pq pra chegar a Cristo no céu( ser salvo) ñ é facil e exige sacrificio sim
dar dizimo é um ato de amor com os demais da igreja
e se vc estuda tanto a biblia uma hora vai entender se for da vontade de Deus.

Paulo Soares disse...

ok senhor Clodomiro, então eu pergunto como carne de porco é pecado ? tá na lei! então porque os pastores não guardam esta lei? porque certamente eles dirão que hoje não é mais proibido! é simples porque o que é da lei que interessa e traz retorno a eles é mantida! mas o que não é proveitoso na lei de Moisés eles abolem. eu não disse que não devemos contribuir ou ser liberal a obra de Deus. só afirmo que o sistemo do dízimo não é pra nós! e fazer sacrifício não significa ter que dar o seu dinheiro, pois muitos vão para o inferno mesmo dando dinheiro na igreja, quantos dão dízimos e não gostam do irmão, pois dar dízimo não é sacrifício nenhum, pois muitos dão até mais que 10% na igreja em ofertas. hoje o apostolo Paulo nos monstra que devemos e dar sacrifícios de louvor a Deus, e súplicas. Até porque o sacrifício já foi pago na crus a nossa dívida foi paga. o evangelho nós ensina que devemos dar de graça o que de graça recebemos, a palavra da salvação. e não precisamos pagar dinheiro para ouvir está palavra. agora é justo sim ajudar a manter a congregação!

Paulo Soares disse...

Entretanto devemos recordar que a lei do dizimo mudou, quando o senhor Jesus Cristo veio a terra!
( hebreus 7.5) “ e os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão”
( Hebreus 7.12) “ pois mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”
Quando Jesus veio o sacerdócio foi mudado, de sacerdócio Levita passou a ser sacerdócio do nosso senhor Jesus Cristo. Cristo é o sumo sacerdote doravante.
E com a alteração do sacerdócio ocorreu conseqüentemente, a alteração da lei, como consta neste versículo de (Hebreus 7.12) inclusive a lei concernente aos dízimos e com o advento da era cristã, a mudança na lei foi absolutamente evidenciada, de uma quantia estabelecida na lei, foi mudada para aquilo que você estabeleceu e propõe em seu coração
( 2corintios 9.7) “ cada um contribua segundo propôs no seu coração: não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que da com alegria”
Portanto não existe mas dízimos, a lei de Cristo é a lei final para a humanidade

Analisado, malaquias 3. 7ao 10

v. 7 “ Desde os dia dos vossos pais vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vos para mim e eu tornarei para vos, diz o senhor dos exércitos; mas vos dizeis; em que havemos de retornar?
v.8 “ roubara o homem a Deus? Toda via vos me roubas e dizeis em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
v.9 “ com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós toda a nação.
v.10 “ trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos exércitos se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vos benção tal, que Dela vos advenha a maior abastança”

Os pastores ficam ricos, milionários, coletando dízimos dos fieis, e se este mandamento fosse destinado ao povo brasileiro ao Brasil, o Brasil não seria um pais pobre como é hoje, entretanto o Brasil é um país pobre, e tem muita gente aqui nesta terra que não tem dinheiro, as vezes nem para fazer uma refeição. Somos testemunhas disto, muitas vezes chega alguém para nos pedir dinheiro.
E se este mandamento, sendo mandamento padrão e tendo os seus preceitos validos, inclusive para o Brasil, este pais não seria um país pobre, pois se cumpriria o mandamento que diz assim; “ se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar benção tal a qual venha maior abastança”
E isto acontece aqui hoje?
Entretanto não é o povo que tem a maior abastança ou fica rico, mas sim os pastores, entretanto o povo permanece pobre!
E porque? Porque este mandamento não é para nós o povo brasileiro, mas para israel.
Vos sois amaldiçoados com maldição: vos esta nação toda.
Aqui não esta falando todas as nações, mas especificamente esta nação e que nação ?
A nação israelita. Para provar que esta falando para a nação de Israel vamos ler ( malaquias 4.4)
“ lembrai vos da lei de Moises meu servo, a qual lhe mandei em horebe, para todo o Israel e que são estatutos e juízos” portanto os estatutos conceidos por Deus a Moises eram destinados a Israel e não a todos os povos do mundo. E é por isso que quando Jesus veio a lei teve um ponto final ele teve uma conclusão ( romanos 10.4) “ pois Cristo é o fim da lei par a justificação a todo aquele que crê”
E porque? Vamos ler atos 13.39) “ e tudo o que pela lei de Moises não pode ser justificado por Cristo é justificado todo o que crê”
Portanto a lei de Moises foi consumada juntamente com o dizimo!

Claudomiro disse...

vc está equivocado pastor Paulo
pq eu sou prova de que Cristo abriu as janela do céu e derramou benção sobre mim, um certo dia, eu nunca dizimava mas minha igreja que é fiel a Deus,recolhe dizimos ,mas de modo que ngm é obrigado a dizimar, o dizimo é entre mim e Deus ,uma prova de amor entre mim e doar ao proximo,a igreja adminstra bem os dizimos ,aqui recolhemos cestas basicas e doamos as familias carentes, o dinheiro é bem adiminstrado, mas voltando a prova qeu fiz de Deus,entao entreguei o dizimo e em seguida fui pagar um boleto que devia numa loja,era 400 reais mas com os juros estava em 602 reais ja havia um tempo que estava atrasada,mas na hora que cheguei no caixa pra pagar,a atendente falo assim,vo ver se consigo um desconto dos juros pra ti,e por final paguei só o valor das parcelas e os juros foram todos descontados,aí na hr lembrei que meu ato de caridade,ja teria aberto as janelas do céu,conclusão dei 90 reais de dizimo e em menos de 2 horas depois ganhei 200 de juro,
quer prova maior que essa?
teologo Paulo tenta vc tbm ,
faça prova de Deus
e tu verá as janelas abertas sobre ti.
fique na paz

Paulo Soares disse...

de coração estou feliz por sua fé e seu testemunho, se queres dizimar amém, não estou contra, e creio no poder de Deus para abençoar. eu mesmo já fui muito abençoado por Deus e sem precisar dar o dízimo, pois o senhor conhece os corações. Se a sua igreja administra bem a oferta amém ( 2 corintios 8.20)" queremos evitar que alguém nos critique quanto ao nosso modo de administrar essa generosa oferta, pois estamos tendo cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do senhor mas também aos olhos dos homens " Paulo fala de ofertas e não de dízimos e isto se segue em todo o contexto da igreja primitiva! o dízimo é uma obrigação imposta na lei. mas no evangelho da graça o que vale é isto 2 corintios 9.7" cada um de conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama ao que da com alegria" veja no novo pacto não damos o dizimo porque não existe ma nada estipulado mas sim o que nós determinarmos no coração e não existe mas obrigação e sim a alegria de quem dar. então eu creio sim que todo o crente que é generoso será suprido em todas as suas necessidade( 2 corintios 9.9,10) observe que eles ajudavam aos necessitados. hoje muitos se auto promovem e se exaltam com o dinheiro da igreja de Deus.

Paulo Soares disse...

sr Clodomiro, vc falou de uma experiencia individual, mas eu falei em nível nacional em relação as tamanhas bençãos provenientes do ato de dizima prometidas na bíblia em Malaquias. quando vemos igrejas tomando o dizimo do povo e observamos a pobreza da nação vemos que está realidade do dizimo não é pra nos! mas sim foi para uma nação chamada Israel a qual eram abençoados em suas plantações, caso obedecessem esta lei, ou amaldiçoados caso não cumprisse a lei do dízimo. e naquela época. mas concordo que o irmã liberal na obra é abençoado. hoje em dia existem super apóstolos, que pregam eloquentemente e prometem a cura e milagres mas que no final sempre pedem o dinheiro do povo, mas não era assim que o verdadeiro apostolo deve proceder. ( 2corintios 11.7)" será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus? em seguida ainda dentro do contexto Paulo alerta que tais homens que cobram dinheiro e são um peso para a igreja são falsos apóstolos, e cometem fraudes visando o lucro( 2corintios 11.13)

Paulo Soares disse...

2 corintios 12.14 "agora estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei pesado, porque o que desejo não são os seus bens, mas vcs mesmos" hoje em dia o que os pastores em sua maioria querem não são as pessoas mas os bens que possuem!
hoje em dia os lideres usam a mulata do dizimo para cobrar aos filhos, o que deveria ser ao contrário! ( 2 corintios 12.14,15) " além disso os filho não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos. assim de boa vontade por amor de vocês gastarei tudo o que tenho e também me gastarei pessoalmente, visto que os amo. Paulo está disposto a gastar os seus bens e a se gastar por amor aos filhos na fé. Paulo não quer causar dano e prejuízos a obra, mas hoje em dia os pastores querem em vez de dar e se aproveitar da obra para se auto manterem e se promoverem!
a doutrina de jesus é segundo a piedade e não segundo o dinheiro! ( 1Timóteo 6.3 " se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina do nosso senhor jesus e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende
" V.5 e atritos constantes entre aqueles que tem a mente corrompida e que são privados da verdade, OS QUAIS PENSAM QUE A PIEDADE É FONTE DE LUCRO"
o importante meu irmã é ter contentamento pois muitos dão dizimos querendo ficar ricos, mas os que querem ser ricos caiem em diversas tentaçoes! ( 2corintios 6.8,9) espero ter esclarecido o ponto de vista sobre está questão, vou repitir não sou contra as pessoas abÊnçoar a obra de Deus, mas a verdade sobre o ato do dízimo tem que ser dito. DÍZIMO FOI ALGO ESTABELECIDO POR DEUS E DADO PARA UMA TRIBO CHAMADA LEVI. POIS OS LEVITAS NÃO PODIAM TRABALHAR PARA AUTO SE SUSTENTAR.

Claudomiro disse...

OK TEOLOGO PAULO
MAIS UMA VEZ ESTOU PENSANDO QUE TU ESTA ENLARGUECENDO O CAMINHO ESTREITO
PQ PRA TI
DIZIMO UM ATO DE CARIDADE E COMPROMISSO COM A IGREJA Ñ É MAIS PRECISO
SEPARAR UM DIA PRA ADORAR A DEUS TBM Ñ É MAIS PRECISO
TER UMA ABSTINENCIA NA ALIMENTAÇÃO MANTENDO ASSIM O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO PURO E SENDO FIEL AO PAI TBM Ñ É MAIS PRECISO
MAS Ñ ESTOU QUESTIONANDO SUA OPINÃO SOBRE ESSES ASSUNTOS POIS ISSO JA FOI MUITO MAIS QUE DEBATIDO EM OUTROS POSTS
O QUE QUERO DIZER É
SE ESTAS COISAS SÃO SACRIFICIO PRA TI
JEJUAR UM SUPER SACRIFICIO
AINDA ESTÁ EM VIGOR HJ EM DIA?

Paulo Soares disse...

sim o senhor jesus quando questionado pelos fariseus e pelos discípulos de João sobre o porque de seus discípulos não praticarem o jejum. deu a seguinte resposta " enquanto o noivo estiver com eles não precisam jejuar, mas quando jesus, fosse tirado deles então precisariam jejuar ( mateus 9.14) existe pessoas que querem por coisas que eram do passado para as coisas que é do novo testamento!( mateus 9.16)" ninguém poe remendo novo em roupa velha." . em outro passagem bíblica jesus nos ensina que existe uma casta de demônios, que só seria expulsa com muito jejum e oração. creio que o jejum é eficiente e tem a sua importância, quando feito dentro dos padrões bíblicos, hoje em dia. E TUDO O QUE O MESTRE NOS ENSINOU FAZ BEM NÃO SÓ A ALMA COMO AO FÍSICO ESTE É O CASO DO JEJUM! quanto a carne de porco a proibição era mas para evitar alguns tipos de enfermidade, mas hoje sabemos que também o alface pode causar bicho no cérebro, e nem por isso foi proibido comer alface ! mas fica claro, que o que está valendo e o que vai da mente de cada um. porque o que contamina o homem não é o que entra mas o que ele pratica. porque tanto o alimento como o ventre do homem Deus destruirá sendo ele crente ou não! mas um coração, e uma alma santa está não perecerá e receberá um novo corpo. porque então entrar em questões e debates sobre alimentos que não valem de edificação são debates em vão! quanto ao jejum a igreja primitiva praticava os apóstolos praticavam, então podemos sim também praticá-lo, mas se alguém não pratica não será condenado por isso. tudo o que faz bem ao crente deve ser praticado. mas fica a seu critério. pois a única ordem, ou carga, que o líder da igreja em jerusalém Tiago, fez questão de impor, aos gentios convertidos, foi se abster da carne sacrificada ao ídolo e do sangue do animal e da prostituição, e idolatria. " não devemos impor ou perturbar aos que se converte a Cristo, lhe impondo cargas a qual nem nós judeus ou fariseus podemos suportar" (atos 15.16,19) este foi o primeiro concílio da igreja de Deus. existem cristão que estão esperando um repouso semanal para descaçar, aqui na terra. enquanto o apostolo Paulo nos ensina que ainda resta um repousa para os crentes, não aquele que Josué ou moisés, proporcionou no sábado, mas um sábado espiritual, e eterno que acontecerá na sião celestial. este sim é o verdadeiro repouso. o antigo era só para os judeus, este no entanto é para todos os que aceitar a jesus. ( mateus 11.28) o verdadeiro descanso não está num dia de sábado, mas em jesus. porque o seu julgo é suave e o seu fardo é leve. ( hebreus 4.8) porque se JOSUÉ lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. assim ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus. pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa de suas obras. portanto esforcemos por entrar nesse descanso" sim o descanso de Deus não será um dia semanal sabático mas um repouso eterno em Deus.

Paulo Soares disse...

não estou, pregando um evangelho, fácil ou ensinado o caminha largo por favor, vamos ler mais as escrituras, sair do velho pacto é aprender a entender o novo testamento. pois a barreira que separava os povos caiu, quando jesus morreu na cruz por nós. guarda dia, não pode salvar e nem dar dinheiro, só a fé em jesus nós salva. muitos querem ser bem sucedidos aqui na terra fazendo barganha com Deus , mas a grande verdade é que devemos ajuntar tesouro no céu! tudo o que falo é repetição da voz dos apóstolos. e não fico triste por não me entenderem porque está palavra é revelada aos simples, se não entenderam ao apostolo Paulo e a jesus quanto mais a mim, o menor de todos.

REGINALDO IGREJA SARA NOSSA TERRA disse...

com toda certeza tu pode ser sim considerado o menor de todos
pq o propio Cristo disse
quem ensinar diferente ou de modo errado um dos mais pequenos mandamentos será chamado de menor no reino do céus
e por inclivel que pareça tu
ensina tudo diferente do que Cristo fazia
o povo de Deus é um povo separado e tem sim suas diferenças do povo do mundo
somos um povo que faz a vontade de Deus
que Deus tenha misericordia de ti

Paulo Soares disse...

sim irmão a multidão dizia crucificai, ao Cristo, a maioria estava certa? não! a maioria dos profetas diziam pro rei Acabe ir a guerra, enquanto o profeta Jeremias dizia não vá que iras morrer, e eu pergunto a maioria estava certa? não! a maioria dos discípulos entorno de 70, deixaram o mestre jesus e só ficou 12 apóstolos a maioria estava certa? não é porque vcs pastores do dízimo, e amantes do dinheiro( Mamom)cobram o dízimo que vcs estão certos! eu estou errado segundo vcs só porque digo que vcs fazem negócios com a palavra de Deus, mas tudo bem! Jesus disse que nós últimos dias falsos pastores fariam negócio da fé do povo! o apostolo Paulo também nos alertou: Cuidado, com os cães! sabem que são os cães lá em Isaías, diz que os cães, são os falsos pastores gulosos quanto mas pedem dinheiro mas querem não se fartam nunca.
no final vamos vê de quem Cristo está falando quem será menor! ( muitos naquele dia terão uma surpresa porque dirão em teu nome Senhor eu curei, eu preguei, eu expulsei os demônios! mas irão ouvir do mestre apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno, porque eu não vós conheço. e sabe o porque , tão somente porque eram pastores que prometiam curas e libertações, mas, se auto promoviam em vez de exaltar a jesus, faziam milagres e depois cobravam dinheiro ao povo! e o pior não ajudava os pequeninos.

Paulo Soares disse...

você, Reginaldo, deve ser um desses pastores que usa a bengala do dízimo, amante do dízimo, falam de fé, mas não vivem na fé pois precisam do dízimo do irmão para sobreviver. abrem igrejas mas depois, tiram do povo até o que eles não tem! usando a bíblia, em Malaquias para constranger os féis a dar dinheiro. vcs sim pregam mentiras, sabem que existiu, leis que foi só para Israel, e não para o brasil ou o povo gentio! porque vcs não pregam a verdade. me prova que a igreja primitiva era constrangida a dá dízimos! de atos a apocalipse só se fala em ofertas de coração! e não venham falar da passagem em Mateus, " quando jesus está discutindo sobre a hipocrisia dos fariseus. porque ali ainda estava na lei e jesus era judeu. mas após sua morte e ressurreição começa a atuação da igreja primitiva. em Atos em diante vemos todo um debate sobre não impor aos gentios costumes e certas leis do Judaísmo. me julgas porque ? o que eu ensino diferente? antes prego o evangelho da graça! mas me parece que pra vcs ser "separado" , tem haver com dar dinheiro ( vcs são muito inteligentes sempre descobre um jeito de tirar o dinheiro do povo) rsrs, porque vcs não pregam dízimo na Africa aonde crianças estão morrendo de fome, quem sabe assim virá tamanha abastância para está pobre nação! se a realidade do dízimo fosse pra todas as nações, facilmente se cumpriria a parte do versículo que diz: ( Malaquias 3.10" parte b " e vejam se não vou abrir as comportas do céu e derramar sobre vós tantas bênçãos, que nem terão onde guardá-las" se está lei fosse pra nós aqui no Brasil não teria tantos pobres inclusive nestas próprias igrejas que tomam o dízimo! mas ao contrário devido a está promessa de tamanha abastância a nação Brasileira seria maravilhosa, rica.
( Malaquias 4.4) lembre-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhes dei em Horebe PARA TODO O POVO DE ISRAEL" fica bem claro para provar que está lei de Moisés foi dada para a nação Israelita e não para todas as nações! ( Romanos 4.28) " Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei." o verdadeiro sacrifício é este ( Romanos 12.1)" Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional" fica claro que sacrifício aqui é a nossa própria vida, ou seja quando aceitamos a jesus. sacrifício vivo não é dar dinheiro( dízimo) mas a vida pra jesus
( hebreus 7.8) " No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais;.." ( hebreus 8.7,8) pois se aquela aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra" Então declara o senhor; estão chegando dias que farei uma nova aliança com a comunidade sdde Israel" ( hebreus 10.5) " Por isso quando cristo veio ao mundo disse; " sacrifícios e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; de ofertas e de holocausta pelo pecado não te agradaste" fica claro que sacrifício é entra nos átrios do senhor com cânticos e júbilos, com o corpo santificado e não em prostituições, isto sim é santidade , separação e diferença do mundo. e não o fato de dar dízimo vai fazer alguém diferente e mais santo! ( romanos 10.8)

Paulo Soares disse...

( 1Timóteo 6.3 " se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina do nosso senhor jesus e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende
" V.5 e atritos constantes entre aqueles que tem a mente corrompida e que são privados da verdade, OS QUAIS PENSAM QUE A PIEDADE É FONTE DE LUCRO"
pra vcs que não sabem piedade é misericórdia, graça, bondade, " dai de graça o que de graça recebeste" a salvação do evangelho! e isto não pode ser utilizado para fonte de lucro, ganhar dinheiro, fazer negócios ,empresas, com a palavra de Deus. !! façam igual ao APÓSTOLO PAULO " TRABALHEM COM AS SUAS PRÓPRIAS MAOS PARA NÃO SER PESADO A IGREJA DE DEUS! embora ele tivesse direitos de usufruir, das ofertas das igrejas nem isso ele fazia ( 1 coríntios 9.12,13)" se outros têm direito de ser sustentados por vocês não o temos nós? Mas " NUNCA" usamos desse direito. Ao contrário suportamos tudo para não colocar obstáculos algum ao evangelho de cristo"
Embora mesmo tendo direito nuca usava o dinheiro da igreja para se beneficiar! isso para não tirar, algo que seria para a pregação do evangelho ! enquanto hoje vemos o que vemos é muitos líderes utilizando do dinheiro que seria para missões, ajuda para aos necessitados e utilizando para se auto promover.

REGINALDO IGREJA SARA NOSSA TERRA disse...

veremos no ultimo dia quem está errado falso mestre.
e se na africa eles servissem ao Deus que eu sirvo com certeza seria uma nação abençoada,mas vc sabe muito bem a quem eles servem la
e temos missionarios envangelizando por la tbm,apesar de sofrer muito naquela regiao estamos aos poucos levando a palavra pra la.
mas espero ti ver no ultimo dia
no juizo final

Paulo Soares disse...

Como vc é inteligente falou e não me disse, nada, me prova de atos a apocalipse que é obrigatório dar o dízimo!!me prova na bíblia que a igreja do novo testamento dava dízimos . não estou contra o dízimo, quem quiser dar que de! mas a verdade tem que ser ensinada. Estou desconfiado que quando vcs veem que, algum preceito da lei irá ser proveitoso vcs mantem á lei, pois é proveitoso para, os bolsos de vcs. Mas quando vcs acham que algo da lei, não é proveitoso vcs abolem! perguntem a um desses pastores que tomam dízimos se pode comer carne de porco?, eles vão dizer que sim e que comem! é mas não é da lei? então vão dizer que está proibição era da lei, mas que foi abolida! ué então porque tomam dízimos do povo se é da lei de Moisés ? Ora meu caro eu também, estou a favor que as pessoas sejam abençoadas, não sou contra aqueles que ofertam na obra, isto é justo. mas nem tudo que está na lei de moisés tem que ser cumprida, hoje em dia! pois cristo já cumpriu por nós e disse na cruz está consumado! hoje a lei está em nossos corações Amar a Deus e ao próximo. claro que tudo pertence a Deus, mas não usem deste pretexto para tirar do povo! se fosse a sim na passagem que fala do mancebo de qualidade, quando este pergunta a jesus o que ele devia fazer pra se salvar, se fosse tão primordial o dízimo, como vcs ensina, jesus mandaria ele entregar o dízimo para a sinagoga, a congregação! mas jesus manda ele da a sua riqueza aos pobres!( mateus 19.21) " vá vende o que tens é de o dinheiro aos pobres" hoje em dia é ao contrário o pobre é quem tem que dar dinheiro pra vcs falsos lideres! Ora irmão é muito fácil abrir uma igreja e tomar dízimos do povo. quem deu direito para vcs tomar dízimos do povo?

Paulo Soares disse...

A idéia do dizimo veio de Deus e foi ordenado ao povo de Israel
Existe um tipo de pessoa especifica que tinha o direito de coletar os dízimos de Israel, e quem eram essas pessoas?
( hebreus 7.5) “ e os que dentre os filhos de Levi receberem o sacerdócio tem ordem segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é de seus irmãos, ainda que estes também tenham saídos dos lombos de Abraão”
Eram os filhos de Levi que segundo a lei tomavam os dízimos do povo.
Mas havia alguns requisitos,
1°requisito- “ os dentre os filhos de Levi” ou seja você tem que ser levita, da casa de Levi
2°requisito- “ os que receberam o sacerdócio” você tem que ser sacerdote
3°requisito - “ segundo a lei e não segundo os meus pensamento ou meus preceito, minha vontade
4°requisito - “ tomar dízimos de seus irmãos.
E quem eram seus irmãos? Todo mundo?
Não! Mas irmãos da tribo de Israel os israelitas
E porque ? A resposta esta no livro de números( números 18.21) “ eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança pelo serviço prestam, o serviço da tenda da revelação.”
Os sacerdotes também não só coletavam os dízimos, como separavam a décima parte do dizimo dos dízimos ou seja o dizimo dos dízimos, para o senhor.( números 18.26)
Portanto não podia só simplesmente coletar os dízimos de Israel, eles tinham que separar a décima parte para o senhor, agora eu pergunto: será que os pastores aqui no Brasil, quando eles coletam os dízimos, estão levando para o senhor, ou eles estão simplesmente colocando na conta bancaria deles?
Entretanto devemos recordar que a lei do dizimo mudou, quando o senhor Jesus Cristo veio a terra!
( hebreus 7.5) “ e os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão”
( Hebreus 7.12) “ pois mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”

Paulo Soares disse...

ESSES VERSÍCULOS É PARA QUEM QUER VIVER NA LEI DE MOISES ;

Prov 3.33. A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa.

Prov 26.2. Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.

Gl 3.10.Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Gl 3.13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Ex 20.5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

A MALDIÇÃO VIRÁ SIM MAIS PARA OS PERVERSOS. E PARA AQUELES QUE INSISTEM EM GUARDA AS 613 LEIS DO JUDAÍSMO. SERÁ AMALDIÇOADO PORQUE SABEMOS QUE SEMPRE ALGUÉM TROPEÇA EM ALGUM ITEM,DA LEI
MAS QUEM JÁ TEM CRISTO DENTRO DO CORAÇÃO ENTENDE QUE DEVE AMA-LO E POR ISSO NÃO VIVE PECANDO, POIS ESTARIA O COLOCANDO NOVAMENTE NA CRUZ. ASSIM SERVE A DEUS POR AMOR E NÃO PRECISA SER VIGIADO PELA LEI, POIS O CRISTÃO JÁ É TRANSFORMADO. E A LEI NÃO É PARA OS JUSTOS MAS PARA OS QUE AMAM O PECADO E VIVE NELE.

ESHO - UNIVERSIDADE DE CAMPOS disse...

KKKKKKKKKKKKKK
NOSSA QNT BRIGA E DISPUTA ENTE VCS EM
OLHA DEIXEM DE SEREM TOLOS
Ñ VEREM QUE DISCUTEM POR ALGO QUE Ñ EXISTE
BRIGAM POR DOUTRINAS DE UM LIVRO QUE SE CONTRADIZ VARIAS VEZES
PELO LIVRO QUE FALA DE UM DEUS QUE Ñ SE ARREPENDE NEM ERRA
E DEPOIS APARECE ESCRITO QUE O DEUS
SE ARREPENDEU
COMO ISSO
LIVRO ENGANADOR
FALA DE ALGO INESISTENTE
PREFIRO CRER NA CIENCIA E EM MIM
DO QUE BRIGAR IGUAL TOLOS POR ALGO
QUE NEM SEQUER PODE SER VER
VCS SÃO UM BANDO DE TOLOS CEGOS
PARE E PENSE
JA VIU DEUS ALGUMA VEZ?

Paulo Soares disse...

O conceito que esta estabelecido nas escrituras é que haveria uma nova aliança, novo pacto ou concerto entre Deus e seu povo. Agora se nós pertencemos efetivamente ao povo de Deus, nós não devemos fazer do pacto antigo a nossa lei , e porque ?
( Lucas 16.16) “ A lei e os profetas vigoraram ate João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus e todo homem forceja por entrar nele”
Os pactos, os profetas, as leis inclusive o dizimo pois o dizimo é da lei, vigoraram ate João, desde então é anunciado o evangelho, ou seja o dizimo não faz parte do evangelho, porque ele faz parte dos preceitos da lei, a qual foi substituída pelo evangelho. E pelo que o dizimo foi substituído no evangelho?
( 2 coríntios 9.7 ) “ cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que da com alegria”
Veja não esta escrito que você tem que pagar, mas contribuir, pois o dizimo era pago! Vamos ler( Hebreus 7.9) “ e por assim dizer, por meio de Abrão, ate Levi, que recebe dizimo, pagou dízimos”
Ou seja o dizimo era pago, constituindo-se numa obrigatoriedade, entretanto no evangelho você não tem que pagar nada, mas você contribui voluntariamente. E porque não é pago?
( Mateus 10.7 ao 8) “ e indo, pregai, dizendo : é chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios, de graça recebestes, de graça daí”
Gratuitamente nós recebemos a palavra então temos que da- La de graça de certo ponto de vista, não podemos culpar certos pastores que cobram o dizimo! Porque se eles mesmo, nem receberam o evangelho, como podem dar o que não receberam

ESHO - UNIVERSIDADE DE CAMPOS disse...

deixe de ser tolo
esse deus ñ existe
brigam por algo inesistente
pq deus se arrependeu
se é um deus perfeito que nunca erra?

Paulo Soares disse...

Em primeiro lugar meu caro ESHO, você está equivocado, pois não existe contradição na bíblia. respondendo francamente sobre este assunto e sem ofender ninguém, tudo quanto está nas escrituras sagradas nós temos que acreditar, não bíblia não existe este negócio de contradição, de duas coisas que entre em contradição. Se alguém se depara com um conceito contraditório, talvez haja algo de errado na tradução das escrituras que as pessoas estão lendo ou na leitura da pessoa ou seja má interpretação, falta de um hermenêutica correta. ( provérbios 8.8 ) " justas são todas as palavras da minha boca, não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa V.9 " todas elas são retas para o que bem as entende e justas para os que acham o conhecimento." Aqui está a garantia de Deus, pois são justas as palavras que sai de sua boca.

Paulo Soares disse...

arrepender traduzido para o grego como (metanoia) está palavra significa arrependimento, um sentimento humano de forma humano. Já em Gênesis 6.6 arrependeu é um termo traduzido para o grego como,(thyma) diferente de arrepender-se como um pecador se arrepende dos seus pecados. Na verdade no original hebraico quer amostrar a dor e tristeza de Deus por ter feito o homem e vê´lo naquele estado de decadência moral e espiritual.
Em BERECHITE ou (Gênesis) do capitulo 1 ao 6 existe vinte oito erros de traduções
(Gênesis 6.6) na vulgata diz que ;"Eloim se arrepende, de ter feito o homem" Mas no original é diferente, pois Deus não é homem para que minta nem para se arrepender( números 23.19). O vocá­bulo hebraico ‘nacham’, usado no tre­cho de Géne­sis, sig­ni­fica “ficar triste, com dó, mesmo com dor”. A ver­são grega tra­duz o hebraico por um vocá­bulo deri­vado de ‘thyma’ sacrifício ou sofrimento de Deus. Agora obser­ve­mos o tre­cho e o con­texto de 1 Samuel 15:28,29. Este tre­cho diz res­peito a Saul, o rei de Israel antes de David. “Então Samuel lhe disse: O Senhor ras­gou de ti hoje o reino de Israel e o deu a um teu pró­ximo, que é melhor do que tu. Tam­bém, Aquele que é a força de Israel não mente nem se (arrepende), por­quanto não é homem para que se arre­penda.” Embora o ver­sí­culo vinte e nove man­te­nha o mesmo vocá­bulo hebraico, o grego da Sep­tu­a­ginta está tra­du­zido por ‘meta­noia’ a pala­vra cor­recta para ‘arre­pen­di­mento’, a ati­tude demons­trada pelos peca­do­res para rece­be­rem per­dão. Aqui, sim, à refe­rên­cia ao arre­pen­di­mento genuíno. O tre­cho diz que Deus não tem neces­si­dade, como os homens, de arrepender-se, nem, tam­pouco, altera o seu pro­pó­sito. Ele per­ma­nece inal­te­rá­vel por­que jamais se engana.

Deus ficou triste por causa da situação em que o homem se colocou. Entenda amiga, Deus não é homem nem filho do homem para que se arrependa, isto que dizer que o arrependimento de Deus, não é como o nosso arrependimento! ora a língua hebraica original, quando traduzida para o grego, depois para o latim e para o português tende as vezes a perde a sua essência, pois está linguá foi a primeira língua a existir era uma língua sagrada. que foi traduzida para uma língua de povos pagãs como os gregos e romanos.
Primeira declaração da própria bíblia Thompson na pág 1377 e 1378 no ultimo parágrafo diz; A bíblia de Jerónimo ficou conhecida por Vulgata e sendo hoje usada pela igreja católica Romana como a auténtica versão das sagradas escrituras. E eles confessam que mesmo esta bíblia Vulgata é achada pobre e de ter falhas pelos eruditos. Diz que milhares de erros foram achados, na bíblia na versão Almeida na pág 1378 na segunda parte, no terceiro parágrafo. Estes erros foi promovido pelos próprios eruditos, quando tentaram fazer as traduções harmonizando os textos em português e o próprio Almeida detectou mas de dois mil erros. E é esta bíblia que circula nas mãos dos católicos e evangélicos. Existe aproximadamente mais de 52 mil adulterações.

Paulo Soares disse...

(Meditação sobre o salmo 14). Aqui está o perfil do homem, ateu, que não passa de pó, mas se acha o centro do universo. Deus o chama de tolo, porque eles mesmos nem sabe o que fala.Mas quando as coisas apertam,fica difícil a vida para eles, em sua maioria perdem o controle a ponto de até se matarem,pois não tem esperança e nem vida em si mesmo!. Que Deus tenha piedade de ti sr.ESHO. não vou pedir pra vc crer em Deus. porque isso a existência dele nem precisa ser discutida é só olhar para o universo e a natureza e o próprio homem, que com certeza verás a mão de Deus. Pois nada que existe é obra do acaso. se vc quiser eu lhe dou provas não só teológicas mas cientificas!

V.1 Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem.2 O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.3 Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

ESHO - UNIVERSIDADE DE CAMPOS disse...

ok entao quero uma prova cientifica da existencia do seu deus
antes quero deixar claro que nao estou aqui para me divertir nem para zombar
meu proposito é sério e estou agindo de boa fé.

Paulo Soares disse...

A primeira coisa que nós temos, que ter em mente ESHO é que á ciência só é ciência quando é fato comprovado! Então o que eu vou fazer é submeter o postulado da teoria criacionista a qual todo cristão defende, a luz da ciência! certo? A bíblia é questão de fé pois cremos em algo a qual não vimos, mas ela pode sim trabalhar junto com a ciência!

É evidente que a ciência trabalha com o experimento e para sabermos se algo é verdade ou mentira na ciência é necessario utilizar experimentos, testes para descobertas de verdades e novas verdades.
Na bíblia aprendemos que um Ser vivo e poderoso, sábio e eterno Criou vidas complexas. ( Gênesis) " no princípio criou Deus o céus e a terra. este é o primeiro relado de Deus, como grande arquiteto.
O QUE DIZ A CIÊNCIA EM UMA DE SUAS LEIS CIENTÍFICAS? 1. Lei da Biogenesis diz - Vida provem somente de vida e perpetua sua própria espécie.

nada contrário a afirmação da bíblia, concernente a lei da bio-gênesis descoberta pelo cientista Pasteur ! VIDA SÓ PRODUZ VIDA. ou seja um Deus vivo criou sere vivos.

está lei é uma das mas bem provadas da ciência

"Gênesis 1.26" é disse Deus façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança" veja o postulado criacionista está em gênero, número e grau de acordo com a lei da biogenesis.

A LEI DO EFEITO E DA CAUSA
esta lei é aceita em todos os campos da ciência , diz que ; NENHUM EFEITO É QUANTITATIVO MAIOR E QUALITATIVAMENTE SUPERIOR A CAUSA.
o efeito não pode ser maior que a causa
se você diz que Deus não existe logo entendo que é o mesmo que dizer que tudo isto aqui veio do nada é obra do acaso, ou veiou da matéria inanimada! e isto é impossível porque o efeito não pode ser melhor e superior a causa. é bater de frente com a lei da CAUSA E DO EFEITO.
Agora na bíblia Deus cria o homem
Deus= causa
Homem= efeito
está corretíssimo, com a LEI DA CAUSA E DO EFEITO

Paulo Soares disse...

Deus grande tremendo eterno cria o homem, um ser cheios de limitações

A 1° LEI DA TERMODINÂMICA- DIZ QUE ; A ENERGIA NÃO PODE SER CRIADA OU DESTRUÍDA, E QUE A QUANTIDADE TOTAL DE ENERGIA NO UNIVERSO É SEMPRE A MESMA. A ENERGIA PODE TOMAR VÁRIAS FORMAS INCLUSIVE MASSA E QUE VOCE PODE TRANSFORMAR DE UMA FORMA PARA OUTRA.
o postulado da bíblia diz que ; Deus criou tudo, completo e acabadas.
Isto esta de acordo com a 1° lei da termodinâmica porque a" energia é sempre a mesma" nisto não há discrepância
A 2°LEI DA TERMODINÂMICA DIZ QUE; O UNIVERSO CAMINHA DE UM FORMAS DE NÍVEIS ORGANIZADAS PARA NÍVEIS DESORGANIZADOS . Todas as desordens que pode haver num sistema tende a fazer com que este sistema caminhe de forma decrescente

nada contraditório na bíblia. pois ela monstra que Deus fez tudo perfeito e completo mas quando o pecado entrou no mundo desorganizou todo o sistema e isto esta em perfeito acordo com a lei da termodinâmica

Paulo Soares disse...

A LEI DIZ EM SUAS CONSIDERAÇÕES;
A CAUSA 1° DO ESPAÇO INFINITO, TEM QUE SER INFINITA.

A CAUSA 1° DO TEMPO INFINITO TEM QUE SER ETERNO

A CAUSA 1° DA ENERGIA ILIMITADA TEM QUE SER ONIPOTENTE

A CAUSA 1° DAS INTER- RELAÇÕES UNIVERSAL TEM QUE SER UNI-PRESENTE

A CAUSA 1° DAS COM PLEX-CIDADES INFINITAS TEM QUE SER ONISCIENTES

A CAUSA 1° DOS VALORES MORAIS TEM QUE SER MORAL

A CAUSA 1° DOS VALORES ESPIRITUAIS TEM QUE SER ESPIRITUAL

A CAUSA 1° DOS VALORES HUMANOS TEM QUE SER AMOROSA

A CAUSA 1° DA VIDA TEM QUE SER VIVA

VEJA SE ESTAS CONSIDERAÇÕES CIENTIFICAS NÃO COMBINA COM UM DEUS VIVO, GRANDE E PODEROSO

O CIENTISTA MENDEL EM 1856 COMPROVOU O QUE ESTÁ NA BIBLIA JÁ HA 4.000 ANOS
A LEI DO CÓDIGO GENÉTICO- CARACTERISTICAS DE UMA MESMA ESPÉCIE SÃO TRANSFERIDAS PARA GERAÇOES FUTURAS DA MENMA ESPÉCIE

ISTO ESTÁ NA BIBLIA " E DEUS FEZ CADA UM A SUA ESPÉCIE"

O PROJETO GENOMA HUMANO

O GENOMA HUMANO ESTÁ MAPIANDO OS GENS E BILHÕES DE BASES QUÍMICAS DO DNA. A CONCLUSÃO ATUAL A QUE O GENOMA HUMANO CHEGOU FOI ESTÁ;
( TODO OS HOMENS DESCENDE DE UM SÓ E QUE FOI LÁ NA AFRICA ORIENTAL)

ISTO É CIENCIA E NÃO CHUTE, FOI PUBLICADO NO JORNAL O GLOBO EM 25/12/2002 TÍTULO " CIÊNCIA E VIDA"
ESTÁ ESCRITO " CIENTISTAS SUSTENTAM QUE A HUMANIDADE DESCENDE DE UM ÚNICO ANCESTRAL COMUM"
A BIBLIA É A VERDADE POIS ELA DIZ QUE DEUS FEZ ADÃO E A PARTI DELE VEIOU TODOS OS HOMENS.

ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU ESCLARECIMENTO SOBRE AS VERDADES BÍBLICAS E TE DIZER QUE HÁ CIÊNCIA ESTÁ AI PARA AJUDAR A PROVAR, A EXISTÊNCIA DE DEUS. PORQUE FOI O PRÓPRIO DEUS QUE FEZ A CIÊNCIA
MAS LEMBRE-SE DEUS É INVISÍVEL E ESPIRITUAL. ELE SEM VC CONTINUA SENDO DEUS E VC SEM ELE É NADA.
NO LIVRO DE (ROMANOS 1.20) O APOSTOLO PAULO DIZ QUE O UNIVERSO É UMA PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, NINGUÉM VAI TER DESCULPA DIANTE DE DEUS! DEUS DEIXOU O UNIVERSO PARA QUE VC VEJA A MÃO DE DEUS.

DEPOIS VOLTAREI A POSTAR.

Anônimo disse...

O dízimo não tem nada a ver com a Lei ou a Graça, ele existe bem antes da Lei, pois Abrãao já dizimava em Gênesis.
O dízimo significa fé e obediência e como Abrãao o reino dos céus é para os obedientes.

josefaccin disse...

Sr. Anônimo

Seus argumentos sobre "dizimo" de Abraao, são equivocados biblicamente, pois está escrito que Abraao entregou parte de despojos de guerra (saques feitos durante a guerra) como parte para passar pelas terras de Melquisedeque que era rei da região. O restante 90% ao contrário do dízimo pregado não ficou com ele e sim entregou aos demais reis pagãos.

PARABÉNS PELAS SÁBIAS PALAVRAS PAULO, ÓTIMA INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR!

ACREDITO NA PALAVRA E NA SUA EXPLICAÇÃO, POIS COMPARTILHO O MESMO PENSAMENTO QUE VC.

QUEM CONTESTA DEVE CONTESTAR COM ARGUMENTOS BÍBLICOS CONCRETOS E NÃO COM FARELOS OU MIGALHAS DEIXADAS CAIR DO ALTAR (PALCO) DURANTE UM CULTO EVANGÉLICO.

Sou evangélico também e frustrado com a atual teologia da prosperidade ao invés de pregar a SALVAÇÃO POR CRISTO.

Daniel disse...

Paulo Soares, Sou evangélico e sempre achei essa história de dizimo estranha, você contestou tudo com argumentos, Parabéns passe essa sua ideia para outras pessoas também enxergar, vejo muitos pastores incentivando a prática do dizimo visando o seu "lucro".Estou frustrado com também com a atual teologia.

Leandro Milhomem disse...

Pastor, muito bom seu estudo, esse é um pensamento meu que venho tendo de tempos pra cá, como o Sr. mesmo disse, não é ERRADO dizimar, só não é correto a forma que ele é aplicado hoje em dia dentro das igrejas. Por causa da falta de conhecimento e alienação, os crentes de hoje vivem fazendo a risca o que muitos "lobos" pedem dentro das igrejas. Que Deus possa lhe dar graça e conhecimento a cada dia. Li e estou compartilhando sua mensagem sobre dizimo. E lembrando: O Senhor ama quem dá com alegria. Abraços.