sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cantar música do mundo é pecado?

Salmos 22.3 " Porem tu és santo o que habitas entre os louvores de Israel"
Deus está sobre os louvores de Israel ele esta presente nos louvores,.Existe igrejas que dizem que é proibido cantar músicas de amor, mas depende do coração pois se em meu coração eu a dedico a Cristo você pode cantar sim.  Veja na bíblia tem cânticos de amor
Cantares capítulo 1. v 1 ao 15 " Beija-me com os beijos de tua boca; pois é melhor o seu amor do que o vinho........."  versículo 9 fala as éguas do carro de Faraó" Isto significa que as mulheres eram bem arrumadas e cuidadas. Cantares 4. ao 9 são como se fossem cantos de amor. Então na bíblia contém cânticos amorosos, e porque será que Deus fez com que esses cânticos fossem registrados na bíblia?
Tudo que esta registrado na bíblia e para nos ensinar! Se nos fosse interpretar fisicamente os cânticos de Salomão, com certeza vamos enxergar lindas mulheres mas também podemos levar para o lado mas profundo espiritual. Agora se estou cantando uma música mas no fundo do meu coração eu a dedico a Deus, será que eu estou pecando contra Deus? Quero que você entenda que nenhum pintor pode ou tem a capacidade de representar a beleza que está em Cristo em seus quadros! ( Isaías 42.8) " Eu sou o senhor; este é o meu nome ; a minha gloria não a darei a outrem; nem o meu louvor ás imagens de escultura. "
Ninguém pode pintar a glória de Deus, nenhum quadro pintado pode conter as belezas de Deus!
O ato de cantar é muito importante para Deus ( Salmos 92.1) "
Quando você canta é melhor ter um instrumento musical para acompanhar, mas melhor ainda e cantar do fundo do coração ( Colossenses 3.16) " A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao senhor com graça em vosso coração" 
Deus vê a intenção do coração. Veja muitos tem achado que louvor é o mesmo que cantar , por isso não estão entendendo o estudo. O que eu estou dizendo é que a pessoa sim , pode fazer poemas de amor direcionado a alguém que ama , em forma de cantos. Mas claro que isto não vai ser louvor , louvar a Deus é algo voltado a adoração e expiração que vem Dele e é para Ele , porque só o Senhor é digno de todo o louvor. Vemos hoje muitas canções até mesmo no meio gospel , românticas e que não devem ser consideradas louvor , só porque usa uma frase com nome Deus . Mas são musicas românticas gospel , onde o autor expressas seu amor a alguém e isto não é pecado. Salomão e muitos outros fizeram isto .  O que vai valer então é o tipo de letra que alguém esta cantando, se são letras de adoração será um louvor a Deus , se são letras de amor ao próximo será poético e romântico , mas não será um louvor e sim uma simples música.
Lembrando que podemos também louvar a Deus demostrando a Ele o quanto o amamos através das musica.  

11 comentários:

Tem dias... disse...

A musicalidade vem de Deus, ritmos, sons, vozes, tudo feito para louvor de sua glória. Mas o ser humano também expressa seu amor, sentimentos do contidiano em palavras cantadas, ritimadas, por isso não vejo problema em cantar musicas seculares quando estas não depreciam a moral e os bons costumes, mas tudo deve ser bem criterioso, porque a canções que exaltam deuses, pessoas, animais, devemos ter o devido cuidado ao ouvir ou cantar tais musicas.

daniel disse...

ente no site e descubra verdades sobre a biblia
http://danielisrael.no.comunidades.net/index.php


OLHA NA VERDADE ACREDITO QUE ESTÁ TUDO ERRADO E QUE CANTAR MUSICAS SECULARES É PECADO SIM PQ LOUVAR SIGNIFICA ADORAR EXALTAR ADORAR
ENTÃO TODO HONRA TODO LOUVOR E GLORIA SEJA DADO SOMENTE AO CRIADOR NAO A CRIATURA, QND CANTAMOS MUSICA DO MUNDO NÃO ESTAMOS LOUVANDO AO CRIADOR MAS SIM A SUA CRIATURA.E QUANTO A SALOMAO,ELE FEZ MUSICAS AS MULHERES MAS SALOMÃO COMO TODO MUNDO SABE DESVIOU-SE DO SENHOOR
Mesmo com toda a sua sabedoria, Salomão preferiu os prazeres da carne.

Ele descumpriu o primeiro e grande mandamento: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças." (Marcos 12:30)
Se ele seguisse os passos de seu pai, Davi, não teria se desviado dos caminhos do Senhor, mas mesmo que se desviasse, poderia ser perdoado por Deus por se arrepender. Davi se arrependeu profundamento de seus erros, pediu perdão à Deus e foi perdoado, mas Salomão confiou mais em sua sabedoria.

Que isto possa servir de lição para nós, arrepender-se dos pecados é o que todo cristão deve fazer, para que sejam perdoados e não tornemos a errar.

"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lucas 15:10)

Deus os abençoe.

Teologo - Paulo Soares disse...

olá Daniel eu em nenhum momento falei que cantar musica do mundo não seria pecado, mas o que me referi é que não existe problema nenhum, se você faz uma melodia ou poesia algo romântico para a esposa ou alguém que ama e admira
claro que eu sei que não devemos, cantar para adoração do mundo ou das pessoas ou ao diabo. mas sim louvar a Deus! louvar é adoração mas sim eu posso fazer poesias de amor qual é o problema!. quanto a salomao não concordo quando diz que ele ao escrever as lindas poesias e cançoes estava desviado. pois jamais alguém desviado teria autoridade ou permissoes para escrever, e orientar pessoas na bíblia. eu mesmo não iria aceitar ser guiado por uma biblia aonde o o escritor é um pervertido! Devemos ter cuidado com as letras pois até entre os chamados " louvores" hoje em dia não nós passsa unção. quero ressaltar que fazer poesias românticas, de estilos judaicos como salomão fez não significa que seja mundana. musicas mundanas são aquelas que adora ao diabo e ao homem. falar palavras romanticas atraves de melodias não são louvores mas também não são mundanas e sim uma maneira de expressar, o seu amor a alguem que ama ( Deus é amor)

mc jou disse...

pastor paulo
e cantar rap e rock gospel ,
é pecado?

Paulo Soares disse...

olá mc jou obgdo por sua pergunta.
vou direto ao ponto ! dizem por ai que quem criou o rock ou rap foi o diabo. mas isto não procede. pois quem criou tudo foi Deus. o diabo nem casa para morar ele tem! ele não é dono de nada. mas as pessoas é quem dão lugar para ele entrar. acredito que a musicalidade vem do eterno. a musica em seus ritmos e melodias vem de Deus( leia Ezequiel 28.13) diz que os tambores estavam no corpo do querubim !ou seja os ritmos musicais foi Deus quem fez e colocou no querubim ! , antigamente os Israelitas dançavam para agradecer a Deus. i era rimos alegres. então não importa o ritmo, a balada. desde que seja algo que de para ouvir. agora claro que o louvor tem que mexer com o interior do ouvinte pois expressa a adoração. mas a musica gospel é uma forma de a pessoa expressar sua alegria pois quem está alegre canta . o que devemos ter cuidado é com a letra esta sim não pode ter inspiração diabólica. a pessoas que faz apologia a drogas sexos violências etc. mas nós em nossos ritmos temos que procurar passar uma mensagem de paz e salvação. Então a musica vem de Deus pois do senhor é a terra e a sua plenitude e tudo que nela existe. se vc celebra ao senhor com letras de agradecimento a Deus não importa o ritmo ok! Deus te abençoe

Paulo Soares disse...

Mc JOE eu arranho um pouco o violão e como musico eu sei que se meu violão estiver desafinado não vai sair um som que preste. por isso nós também como instrumentos de Deus temos que está bem afinados com as coisas do senhor Deus. para que o som que sair de nós venha fazer bem aos ouvintes.
Seria para mim um prazer te ouvir tocar ou cantar Mc umdia, quem sabe ?

Vanessa disse...

Concordo com o Daniel.... e eu duvido muito que quando chegarmos lá no céu iremos adorar a Deus ao som de rock funk rap entre outros duvido que no céu vai ter essa gritaria estridente que muitos "louvores" oferecem que mal entendemos a letra .... adorar a Deus rebolando??? ahhhh duvido.... isso foi a forma das igrejas atraírem o mundo para Jesus como se Jesus precisasse disso querem adaptar a igreja com os costumes do mundo e não o mundo com os costumes da igreja de Jesus.... por isso as pessoas dentro da igreja ao invés de se converterem dos seus maus caminhos permanecem nas praticas erradas não há transformação nem libertação é mais fácil seguir Jesus assim sem precisar abrir mão do que gostamos....

minha verdadeira missão é pregar o evangelho disse...

Cantar musicas seculares para o crente salvo tem problemas sim, e ainda mais se for rock, pois as musicas seculares não glorificam o nome de Deus, elas não sobem para o céu, simplesmente pairam sobre as cabeças de quem canta. Paulo escrevendo aos segunda carta aos corintios 5.17 ele disse: Quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo. Agora todos tem livre arbítrio,se quiser cantar, cante, mais fiquem sabendo que Deus não ouve nem recebe.

Paulo Soares disse...

ACHO QUE OS AMADOS IRMÃOS NÃO LEREM DIREITO O POST ACIMA , EM NENHUM MOMENTO EU DISSE QUE NÃO É PECADO VC CANTAR MUSICAS COM MENSAGENS SATÂNICAS, OU POSSUEM LETRAS DE ADORAÇÃO AO HOMEM ,E APOLOGÉTICAS AS COISAS PERVERTIDAS ,TAMBÉM EM NENHUM MOMENTO FALEI QUE MUSICAS ROMÂNTICAS, SEJAM DO DIABO , OU DE DEUS , MAIS QUE O ROMANTISMO É ALGO NOBRE É DE PESSOAS QUE TEM SENTIMENTOS SABE. E QUANDO AMAMOS A ALGUÉM , SOMOS EXPIRADOS A COMPOR CANÇÕES DE AMOR , E QUE PECADO HÁ NISSO , DEVEMOS DEIXAR DE SERMOS HIPÓCRITAS , POIS QUEM NUNCA DECLAROU UM VERSO DE AMOR A SUA ESPOSA A SUA NAMORADA ?
E QUEM NUNCA OUVIU MUSICA GOSPEL NAS RÁDIOS QUE FALAM DE AMOR ENTRE DUAS PESSOAS. MAS O LOUVOR É DIFERENTE SE LOUVAMOS AO CRIADOR É BEM MELHOR , RECEBEMOS DÁDIVAS DELE E ENCOSTRAMOS PAZ.

Wagner Junior disse...

Engraçado que o cristão de hoje em dia adora julgar né, se vocês sabem o "ritmo" certo que vai agradar Jesus o que estão fazendo aqui na terra, bora ser arrebatado pra tocar o que ele quer ouvir, bitolação é fogo orem mais e deixa Deus usar cada um em sua particularidade, no rock, pop, rap, black enfim exaltando e adorando o nome dele sempre. Paz do Senhor "Pastores e Pastoras"!

carlos cordeiro disse...

Eu fico é besta de ver a preocupação de todos com músicas, tem coisas muito mais importantes na Bíblia que um verdadeiro cristão deve fazer e não faz, por puro egoísmo e preocupação com bens materiais, não amam o seu próximo e estão preocupados com música que não está causando dano a ninguém. Por ventura acredito que cada um aqui deixa de prestar atenção a coisas mais importantes o que os fazem hipócritas!